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Brasil A Toyota convocou um recall de 380 mil veículos equipados com “airbags mortais”

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Evento, que chega à nona edição, é realizado pelo Ministério da Cultura.
Os proprietários das unidades participantes devem entrar em contato com uma concessionária Toyota para agendarem a inspeção e o reparo dos veículos. (Foto: Divulgação)

A Toyota anunciou nesta quinta-feira (24) um novo recall envolvendo os “airbags mortais” da Takata no Brasil. Dessa vez, participam do chamado 379.689 unidades dos modelos Hilux, SW4, Corolla, Fielder e Etios, com produção entre 2004 e 2017.

Os airbags defeituosos podem expelir fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo por problemas no deflagrador, sistema responsável por inflar as bolsas. De acordo com a montadora, a exposição do veículo ao calor intenso, grandes variações de temperatura ou alta umidade do ar podem potencializar a degradação do deflagrador.

Os proprietários das unidades participantes devem entrar em contato com uma concessionária Toyota para agendarem a inspeção e o reparo dos veículos. Os atendimentos começarão na próxima segunda-feira (28).

“Airbag mortais”

Trazido à tona ainda em 2013, o defeito na abertura de airbags fabricados pela empresa japonesa Takata ganhou mais vulto a partir de 2014, quando passou a ser associado a mortes no exterior.

A companhia forneceu o item para grandes montadoras em todo o mundo e mais de 30 milhões de veículos já foram chamados de volta para as oficinas, inclusive no Brasil. Esse é o maior recall da história.

O caso ficou conhecido como “airbags mortais” porque uma falha no equipamento de segurança pode machucar gravemente os ocupantes do veículo. Em 2018, montadoras confirmaram que ocorreram casos no Brasil, com feridos.

A lei obriga as montadoras a anunciar recalls em meios de comunicação, como televisão, jornais e rádio. Nos sites das marcas, geralmente há uma área onde estão os comunicados de todos os chamados realizados.

As montadoras também costumam comunicar por carta os proprietários dos veículos envolvidos e disponibilizam um número com ligação gratuita para mais informações. Nos avisos, elas informam o modelo, ano de fabricação e o número de chassi das unidades convocadas.

Segurança

O problema com os airbags da Takata ocorre em virtude de um defeito de fabricação. Mas, em 2011, pesquisadores da Universidade de Michigan anunciaram que os airbags, em geral, contribuíram para a maior queda do número de mortes nas estradas dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

Desde janeiro de 2014, airbags frontais (para motorista e passageiro) são obrigatórios nos carros zero quilômetro no Brasil, além do freio com sistema ABS. Porém, é preciso utilizar também o cinto de segurança e tomar cuidado com a postura no carro. No caso do motorista, ele não deve se sentar muito próximo do volante, que é onde fica armazenada a bolsa. O carona não deve colocar os pés sobre o painel, onde fica o airbag do passageiro.

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https://www.osul.com.br/a-toyota-convocou-um-recall-de-380-mil-veiculos-equipados-com-airbags-mortais/ A Toyota convocou um recall de 380 mil veículos equipados com “airbags mortais” 2019-01-24
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