Últimas Notícias > Colunistas > O que é a MP da Liberdade Econômica?

Trensurb promove nesta terça-feira seminário de transporte sobre trilhos

Evento discute o futuro da modalidade nos centros urbanos. (Foto: Emilene Lopes/Trensurb)

Nesta terça-feira, a ANP Trilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e a Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) realizam o seminário “Desafios para o Avanço da Mobilidade Sobre Trilhos na Região Metropolitana”.

O evento tem por objetivo debater o futuro da modalidade nos grandes centros urbanos. Serão apresentados aos gestores públicos os desafios e benefícios da expansão da rede de transporte de passageiros em trens e metrôs como estratégia capaz de promover a ampliação e a qualificação da mobilidade urbana.

Dentre as presenças esperadas estão prefeitos e secretários da Região Metropolitana, gestores públicos e especialistas em transporte de passageiros sobre trilhos. O seminário começa às 10h30min e prossegue até as 17h30min no auditório da Trensurb – avenida Ernesto Neugebauer nº 1.985 (bairro Humaitá), na Zona Norte da capital gaúcha. Mais informações pelo telefone (51) 3363-8113.

Ações internas

Já estão no ar nos monitores do “Canal Você” – veiculado em trens e estações da Trensurb – vídeos institucionais de divulgação da campanha de revisão biométrica dos eleitores gaúchos.

Segundo a empresa, a iniciativa é resultado de uma parceria entre com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul, que produziu as peças informativas por meio de sua assessoria de comunicação.

A empresa de transporte ferroviário também aderiu à campanha do agasalho de 2019. Até o dia 31 de julho, os passageiros do metrô podem deixar um agasalho ou calçado em caixas de doação instaladas em pelo menos oito estações: Mercado e Farrapos (Porto Alegre), Canoas e Mathias Velho (Canoas), Esteio; Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Outra ação interna é a campanha “Etiqueta Urbana”, que chega à sua oitava edição desde 2011. Trata-se de uma iniciativa que busca qualificar o uso do meio de transporte e a convivência entre os passageiros, contanto para isso com dicas de comportamento em trens e estações, incluindo o circuito interno de vídeo e pequenos esquetes, a cargo de atores nos papeis do personagem Alípio e do mascote Zurbinho.

A campanha surgiu em 2011, a partir de sugestões recebidas pela antiga Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. O que inicialmente eram apenas cinco orientações gerais, logo foi ampliado para dez e depois 11 “toques”. Confira as orientações atualmente reiteradas pela empresa aos usuários:

– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;

– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;

– evite sentar-se no chão;

– respeite os bancos preferenciais;

– use fones de ouvido ao viajar escutando música;

– retire a mochila das costas;

– ao sentar, não invada o espaço alheio;

– jogue o lixo na lixeira;

– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;

– não fique no trem no desembarque final;

– não ande de skate nas estações.

(Marcello Campos)

Deixe seu comentário: