Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ação de orientação sobre o suicídio ocorrerá no Parque da Redenção, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Ação é do Núcleo de Luto do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo. (Imagem: Divulgação)

O CORA – Núcleo de Luto do CEFI (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo) – vai fazer uma ação de orientação sobre o suicídio no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no próximo domingo (17), Das 8h às 18h. No ato chamado de “Vamos conversar sobre suicídio?”, os especialistas vão dar orientações e esclarecimentos sobre o tema, focando na prevenção do suicídio. De acordo com a Campanha Setembro Amarelo 2017, mais de 1 milhão pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo.

O CEFI oferece atendimento psicológico e psiquiátrico especializado em Luto. Além disso, o CEFI é referência em cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento para profissionais da área da saúde que querem atuar nesta área.

Veja algumas dicas do CORA para os pais de adolescentes:

– Preste atenção no seu filho, converse sobre a vida, sobre futebol, sobre amor, futuro, filmes, teatro, videogame, sexo, relações, amizades, música – você poderá se surpreender conheça-o.

– Respeite as diferenças que existem entre vocês. Conte a ele de onde vem a suas opiniões e posições. Escute e aprendam juntos!

– Mantenha um canal de comunicação como rotina – Whatsapp, Facebook, mensagem, ligação, café da manhã, almoço. Estabeleça um diálogo sem julgamentos ou cobranças. A conversa só existe se as partes tiverem chance de falar e de ouvir.

– Saiba onde ele está, com quem, fazendo e o quê. Os filhos são responsabilidade dos pais, não a transfira para ninguém. Sim, eles lhe devem satisfação! Observe como e quem são as amizades do seu filho. Conheça as pessoas com quem ele se relaciona.

–Lembre-se que na adolescência tudo é intenso e pode parecer definitivo – não desconsidere os sentimentos do seu filho. Pergunte se ele está bem? Fale da sua preocupação com ele, dos seus sentimentos e da sua presença para o que der e vier. Lembre-se: crescer pode ser muito dolorido e tudo pode acalmar se você estiver verdadeiramente junto.

– Lembre-se: tristeza dói. Saiba que tristeza não é depressão. Reconheça a tristeza como parte dos muitos lutos que a adolescência representa. Tristeza dá e passa. Depressão persiste. Tenha claro que depressão não é frescura, nem falta do que fazer e nem vontade de chamar atenção. Depressão dificulta a condição de encontrar saídas para os problemas.

–Preste atenção nas mudanças de comportamento – nem todas fazem parte “da fase” e podem indicar que algo está acontecendo.

– Há uma diferença muito grande em querer se matar e estar com vontade de morrer (para parar de sofrer por algum motivo ou sair de uma situação incômoda). Converse sobre isso com seu filho – fale sobre frustração, tolerância, persistência. Conte que a vida nem sempre é como planejamos, que as vezes dá certo e muitas outras dão erradas e é assim, este é o movimento do viver!

– Não hesite em procurar ajuda de um profissional que você confie, caso esteja com alguma dúvida, os pais aprendem a serem pais com filhos. As dúvidas fazem parte deste processo.

O Suicídio também vai ser abordado do 1° Congresso CEFI – Integrando Diferentes Abordagens. O evento vai acontecer no Hotel Embaixador de 28 a 30 de setembro, em Porto Alegre. As inscrições estão abertas no site: congressocefi.com.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Brigada Militar apreende submetralhadora com jovem em Canoas
Esquerda do PT retoma críticas ao governo
https://www.osul.com.br/acao-de-orientacao-sobre-o-suicidio-no-parque-da-redencao-em-porto-alegre/ Ação de orientação sobre o suicídio ocorrerá no Parque da Redenção, em Porto Alegre 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar