Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece AGAS lança programa de rastreabilidade para monitorar hortifrutigranjeiros no RS

Compartilhe esta notícia:

Antonio Cesa Longo é o presidente da AGAS.

A AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) lançou na manhã desta quarta-feira um programa de segurança alimentar, o Rama, que visa o monitoramento de frutas, legumes e verduras, “a fim de qualificar o produtor”, como salienta o presidente da entidade, Antonio Cesa Longo. “Nós, como parte da cadeia, sabemos comprar e vender mas não sabemos monitorar produtos. Os produtores, a partir de agora podem contar com empresas parceiras para isso. Os custos serão mais acessíveis e o objetivo é que todos os supermercados tenham possibilidade de ter produtos rastreados”. Segundo ele, os hortifrutigranjeiros já representam 9% da venda total dos supermercados.

Para o monitoramento, um programa de capacitação aos produtores conta com o apoio do SEBRAE-RS, Farsul e SENAR-RS, através do Programa Juntos Para Competir. “Neste projeto, a AGAS indicou 250 produtores em cinco regiões do Estado”, aponta o dirigente.

De acordo com o superintendente da ABRAS e coordenador do programa, Márcio Milan, o objetivo é fechar o ano com um incremento de cerca de 6,5% nesse resultado. “A rastreabilidade e o monitoramento são tendências no mercado global de alimentos. O Rama traz modernidade e segurança para a cadeia de abastecimento do País”, diz ele.

Até junho deste ano, foi registrado um aumento de 4,5% do número de supermercados participantes do programa, finalizando com um total de 46 redes varejistas (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV (frutas, verduras e legumes) comercializados pelo setor no Brasil. A identificação da informação do controle de qualidade e rastreabilidade do Programa Rama será feita por meio de etiquetas nas embalagens, caixas de transportes e paletes através do padrão GS1.

As metas do Programa até 2020 passam pelo aumento do número de varejistas participantes em 30%, aumento na participação do FLV no faturamento total do setor em 12%, redução do desperdício do FLV para 5,1%, expansão da adoção do padrão GS1 de automação logística, capacitação de fornecedores e supermercadistas por meio da Escola Nacional de Supermercados da ABRAS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Dia dos Pais Cameron
Cameron realiza promoção especial para homenagear os pais
Banrisul lança cartão de crédito para empresas
https://www.osul.com.br/agas-lanca-programa-de-rastreabilidade-para-monitorar-hortifrutigranjeiros-no-rs/ AGAS lança programa de rastreabilidade para monitorar hortifrutigranjeiros no RS 2017-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar