Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Agências de Propaganda já estão ampliando seu modelo de negócios

Compartilhe esta notícia:

Delmar Gentil, presidente do Sinpro-RS gestão 2013/2015, encabeçou a pesquisa no RS ao lado da Fenapro. Crédito: Foguinho

A FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), em parceria com os SINAPROS (Sindicatos das Agências de Propaganda), realizou pesquisa junto a 747 agências de 14 estados e workshops de Design Thinking Propaganda com mais de 100 delas, em cinco regiões, que resultou em um panorama inédito da atividade publicitária no mercado brasileiro. A conclusão principal desses trabalhos é que as agências de propaganda, em um cenário de retração econômica e de transformações provocadas pelas tecnologias digitais, estão dinamizando seu modelo de atuação, com novos serviços, com o reposicionamento de estratégia e do formato de remuneração, visando reconquistar sua percepção de relevância junto aos clientes e crescer em novas frentes de negócios.

O projeto “Design Thinking Propaganda” mostrou que as agências poderão perder o protagonismo no campo estratégico dos clientes se forem vistas mais como produtoras de peças de comunicação ou intermediárias de veiculação do que agências capazes de prover soluções completas de comunicação. Este desafio se apresenta em um cenário desfavorável, em que apenas 31% das agências preveem ampliar sua receita em 2015; outras 34% estimam manter e 36%, reduzir, o que amplia os desafios do setor, já acentuados em função da migração da comunicação para o digital.

“As duas iniciativas nos permitiram obter uma radiografia do setor hoje e apontar os caminhos futuros que visam assegurar a sustentabilidade dos seus negócios”, conta Glaucio Binder, presidente da Fenapro. “A principal conclusão dos dois trabalhos é o de que as agências já estão ampliando seu modelo de negócios, para manter sua relevância e os resultados no longo prazo.”

A pesquisa, realizada pela Toledo & Associados, abrangeu 747 agências, das quais 63% na região Sudeste, 15% na região Sul; 9% no Centro-Oeste, 11% no Nordeste e 2% na região Norte. São agências de diferentes portes e estrutura, que contam com 16 anos em média de atividades; 90% não integram qualquer grupo empresarial; 86% não possuem filiais em outros Estados; seu portfólio inclui 15 clientes e 16 contas em média, com uma estrutura média de 20 pessoas por agência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Fernando Silveira, da Integrada, é o novo presidente do SINAPRO/RS
IBEF-RS entrega troféu O Equilibrista 2015
https://www.osul.com.br/agencias-de-propaganda-ja-estao-ampliando-seu-modelo-de-negocios/ Agências de Propaganda já estão ampliando seu modelo de negócios 2015-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar