Últimas Notícias > Colunistas > Fatos históricos do dia 12 de novembro

Agenda

O bonito presépio criado pelo ateliê Yurapagê e as esferas natalinas elaboradas pelo estilista Cattani, há décadas. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)

 

Gasparotto   (interino)

 

  • Uma das ornamentações dos festejos que tiveram noite especial para celebrar os Reis Magos contava com o presépio artístico criado com casca de bananeira. Trata-se de trabalho do ateliê “Yurapagê”, que significa árvore sagrada em tupi-guarani, dirigido por Magda Solange Moroso Guilhão. Os outros componentes, as esferas rebordadas, são originárias do ateliê do estilista Cattani, que na sua trajetória criou vários adornos para as festas de final de ano.
Leandro Karnal: Paris, tal e qual. (Foto: Divulgação)
Leandro Karnal: Paris, tal e qual. (Foto: Divulgação)
  • Para aqueles que adoram a capital da França, aconselho procurar o artigo “Paris é uma festa, mas…” de Leandro Karnal, publicado na edição do domingo (8) do Jornal Estado de São Paulo. Trata-se de uma magnífica análise com requinte de analogias e observações que revelam talento. Relembrando: Karnal é gaúcho, de São Leopoldo, ótimo historiador e atualmente professor da Unicamp na área de História da América.
Interpretado pelo humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana é um dos destaques do Porto Verão Alegre. (Foto: Reprodução)
Interpretado pelo humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana é um dos destaques do Porto Verão Alegre. (Foto: Reprodução)
  • Nesta semana, de segunda-feira (16) a sexta-feira (20), entram em cartaz na programação do 18º Porto Verão Alegre os seguintes espetáculos: “Guri de Uruguaiana”, “Dez (quase) amores”, “Abobrinhas Recheadas”, “Comédia Vale Tudo” e “GPS Gaza”. Ainda nesta segunda-feira, o Instituto Ling tem mais uma edição das Segundas Literárias, desta vez com Júlio Conte, que irá apresentar sua obra e fazer uma leitura dramática de algumas das peças. Vale conferir.