Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Agente do FBI vai para a Síria em uma missão secreta, mas acaba se casando com um membro do Estado Islâmico

Compartilhe esta notícia:

O marido de Greene era Denis Cuspert. (Foto: Reprodução)

Uma tradutora do FBI (a polícia federal americana) com credencial de segurança de alto nível viajou à Síria em 2014 e se casou com um terrorista da facção Estado Islâmico que ela deveria investigar. O caso foi revelado pela rede CNN.

Daniela Greene, 38 anos, mentiu ao FBI sobre o destino de sua viagem e alertou o marido sobre a investigação contra ele. O extremista, Denis Cuspert, é um rapper alemão que ganhou influência nas fileiras do Estado Islâmico como recrutador on­line de jihadistas na Europa.

A atividade o colocou no radar de autoridades de contraterrorismo em dois continentes.Nascida na antiga Tchecoslováquia e criada na Alemanha, Greene se casou com um soldado americano e se mudou para os EUA ainda jovem. Na Carolina do Sul, se formou em história. Fluente em alemão, entrou para o FBI em 2011 como tradutora. Em janeiro de 2014, ela passou a integrar uma investigação no escritório de Detroit sobre o “Indivíduo A”, um terrorista alemão vinculado ao Estado Islâmico.

Durante a investigação, Greene contatou o “Indivíduo A” através de uma conta no Skype. Em junho de 2014, deu entrada com os papéis no FBI para uma viagem à Alemanha, porém, foi para Istambul, de onde partiu para a fronteira turca com a Síria. Lá, casou-se com Cuspert. Semanas depois, ela enviou e-mails para uma pessoa não identificada nos EUA afirmando que teria se arrependido.

Dias depois, Greene escreveu para a mesma pessoa: “Eu provavelmente irei para a prisão por um longo tempo se eu voltar, mas a vida é assim. Eu queria poder voltar alguns dias no tempo.” Não está claro quanto a Justiça americana tomou conhecimento das ações de Greene, mas em 1º de agosto de 2014 as autoridades já tinham um mandado de prisão para ela. Greene fugiu da Síria e voltou aos EUA, onde foi presa no dia 8.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Australiana fica devastada ao ver seu neto de 6 anos em vídeo do Estado Islâmico
A Jordânia anula uma polêmica lei de perdão a estupradores
https://www.osul.com.br/agente-fbi-vai-para-siria-em-uma-missao-secreta-mas-se-casa-com-um-membro-estado-islamico/ Agente do FBI vai para a Síria em uma missão secreta, mas acaba se casando com um membro do Estado Islâmico 2017-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar