Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Libertadores: ingressos para Grêmio e Flamengo esgotam um dia após o início das vendas

De garçom a advogado, Dinarte Valentini lança autobiografia nesta terça-feira

Livro-depoimento reúne memórias e reflexões de Dinarte Valentini, celebrizado em quase 30 anos de trabalho no Bar do Beto. (Foto: Divulgação/Marcello Campos)

Quando o garçom Dinarte Valentini pediu a saideira do Bar do Beto para servir somente à Justiça, a noite de Porto Alegre perdeu uma figura emblemática mas o dia ganhou um combativo profissional do Direito. E para marcar essa virada de capítulo, ele decidiu compartilhar em detalhes a sua trajetória em uma longa entrevista ao jornalista e pesquisador Marcello Campos – repórter do jornal “O Sul”.

O resultado está em “De Bandeja – A História de Dinarte Valentini” (editora Arvoredo Books, 123 páginas), livro que tem lançamento com sessão de autógrafos de biógrafo e biografado a partir das 18h desta terça-feira (25) no Bar do Beto da avenida Venâncio Aires nº 876 (estacionamento no local).

No cardápio está um prato principal de recheio generoso em idealismo, dedicação, persistência e camaradagem, temperados pela visão bem humorada e sensível da vida. Na cobertura, histórias testemunhadas ou mesmo protagonizadas por um sujeito que reúne vários personagens em um só. E na sobremesa, 130 depoimentos de colegas, fregueses, amigos e familiares.

E todos eles estão no livro, em textos e imagens: o guri arteiro de Encantado (Vale do Taquari), o rapazinho assustado em Porto Alegre, o aprendiz das madrugadas, o “psicólogo” da noite, o estudante incansável, o advogado combativo, o marido apaixonado, o pai amoroso, o amigo incondicional. Um homem de sorriso largo, mente aberta e coração sempre pronto para o abraço.

“Mesmo sendo um cara jovem, ele carimbou a sua figurinha no álbum de tipos populares da cidade”, conta Marcello Campos, que topou a ideia de publicar, engrossando uma lista de biografados que inclui Lupicínio Rodrigues e Norberto Baldauf. “Boa parte do caminho que eu percorri até agora não deixa de ser um resumo das alegrias e dificuldades de uma rapaziada que deixa o Interior gaúcho em busca de oportunidades na Capital”, completa Dinarte.

Sessão de autógrafos

“De Bandeja: A História de Dinarte Valentini” (Editora Arvoredo Books, 123 páginas)
25 de junho (terça-feira) • 18h
Bar do Beto (Av. Venâncio Aires nº 876 – estacionamento no local)

Contato

– Marcello Campos: (51) 99833-0162 / jornal26@gmail.com
– Dinarte Valentini: (51) 99427-8940

Deixe seu comentário: