Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Água AMA e Brasil Júnior anunciam finalistas de desafio com universitários

Compartilhe esta notícia:

O projeto vencedor será apresentado no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2017, que será realizado em Porto Seguro (BA). (Foto: Divulgação)

A Água AMA e a Brasil Júnior anunciam os finalistas da segunda edição do Desafio AMA, que convocou 485 empresas juniores, organizações sem fins lucrativos formadas por estudantes universitários, para criarem soluções voltados à geração de renda no semiárido brasileiro. Os finalistas são a Núcleo Consultoria, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; a Poli Júnior Engenharia, da Escola Politécnica de Pernambuco; e a Sea Jr, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A Núcleo Consultoria propõe o desenvolvimento da economia de forma sustentável com a produção de biogás para o fornecimento de energia e de biofertilizantes. Com o auxílio de biodigestores, equipamentos que favorecem o reaproveitamento de detritos, água e restos de alimentos ou fezes entram em decomposição pela ação das bactérias anaeróbias e geram biogás e biofertilizantes.

O projeto da Poli Júnior Engenharia propõe a comercialização de cosméticos fabricados a partir de nutrientes extraídos da Palma Forrageira, uma planta rica em nutrientes e muito comum no semiárido. Com a construção de uma pequena unidade produtiva na região, os moradores receberão cursos profissionalizantes de capacitação e marketing e poderão comercializar os produtos em cidades do entorno e para a capital. Haverá ainda a possibilidade das pessoas complementarem a renda com o plantio da Palma Forrageira em pequenos terrenos, como no jardim de suas casas, e vendendo ao centro de fabricação dos cosméticos.

Para a geração de renda no semiárido a proposta da Sea Jr. é a aquaponia para organismos aquáticos e hortaliças. O projeto utilizaria a água proveniente dos poços financiados pela água AMA e teria recirculação de água suficiente para a criação de peixes e para o cultivo de hortaliças. A horta seria regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes.

O projeto vencedor será apresentado no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2017, o maior evento do Movimento Empresa Júnior brasileiro, que neste ano será realizado em Porto Seguro (BA), entre 16 e 19 de agosto, para mais de 3200 empresários juniores. “Os projetos das empresas júniores são inovadores e sustentáveis e vão ajudar a levar desenvolvimento para comunidades no semiárido. Eles podem ser facilmente implementados nas comunidades que receberam água potável pelo projeto AMA”, afirmou Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

Os estudantes foram desafiados a pensar em medidas inovadoras e fáceis de serem replicadas em comunidades onde a AMA, água mineral da Ambev que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro, já está presente, como Jaguaruana, Aiuaba e Capistrano. O grupo ganhador receberá um aporte de R$ 30 mil para implementar o projeto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Champions League 2015
J.Walter Thompson cria para a campanha da Champions League 2015
MUndial de Publicidade de Gramado
ALAP divulga vencedores do Prêmio Universitário Internacional de Gramado
https://www.osul.com.br/agua-ama-e-brasil-junior-anunciam-finalistas-de-desafio-com-universitarios/ Água AMA e Brasil Júnior anunciam finalistas de desafio com universitários 2017-08-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar