Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Alceu Moreira reage e tenta recriar a CPI da Funai/Incra

Compartilhe esta notícia:

Alceu Moreira (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Eleito presidente da Câmara dos Deputados com apoio de deputados de diversos partidos, incluindo PT e PCdoB, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) começa a cumprir acordos. Um deles, imagina-se, tenha levado ao encerramento das atividades da CPI da Funai/Incra nesta semana sem que fosse colocada em apreciação sua prorrogação.

Reagindo a isso, o presidente da CPI, o deputado gaúcho Alceu Moreira (PMDB) mobilizou a diretoria da comissão e coletou mais de 200 novas assinaturas de deputados. Com isso, protocolou um pedido de recriação da CPI. O pedido foi subscrito pelos deputados Alceu Moreira, Osmar Serraglio , Valdir Colatto, Nilson Leitão e Tereza Cristina. Moreira disse esperar que “uma nova CPI possa dar continuidade às investigações que estavam em curso sobre fraudes nos repasses de recursos, inclusive com a chegada recente de quebras de sigilo bancário de ONGs e entidades, com sua utilização ainda suspensa pelo Supremo Tribunal Federal”.

Acaba cumprimento com chapéu alheio

O Senado aprovou a possibilidade de governadores e prefeitos aprovarem projetos de reajustes salariais de servidores, que sejam jogados para a gestão seguinte, tal como ocorreu na gestão do governador Tarso Genro. O projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para proibir prefeitos, governadores e presidente da República de aumentarem despesas de pessoal que tenham impacto após o término de seus mandatos.

Sem regalias para preso ocioso

É do deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE) o projeto de lei que retira dos presos em cumprimento de pena qualquer benefício decorrente da lei processual penal, para aqueles que não comprovem que trabalham ou estudam. Moroni, com a experiência de Delegado de Polícia Federal de carreira, justifica no projeto que “a ociosidade não pode se premiada com a indicação como bom comportamento para usufruir regalias, como progressão de pena e outras”.

Temer comemora queda da inflação de alimentos

O presidente interino Michel Temer comemora os resultados, embora ainda tênues, da política econômica implementada há três meses: O custo de vida do brasileiro diminuiu em agosto. Pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), indicador que é uma prévia da inflação oficial, houve uma desaceleração de 0,9 ponto percentual ao passar de 0,54% em julho para 0,45% neste mês.

O resultado veio ainda abaixo da expectativa do mercado, que projetava uma taxa de 0,46%. Em agosto de 2015, a taxa havia sido 0,43%. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, indicam que, com o resultado de agosto, o IPCA-15 fechou o acumulado do ano (janeiro-agosto) com elevação de 5,66%, bem abaixo dos 7,36% registrados em igual período do ano anterior.

Final da novela

Começa nesta quinta-feira o ultimo capítulo da tumultuada novela do impeachment, que, sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, deve se encerrar dia 31 com a posse do novo presidente, Michel Temer.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Água no chope
Pouca solidariedade
https://www.osul.com.br/alceu-moreira-reage-e-tenta-recriar-a-cpi-da-funaiincra/ Alceu Moreira reage e tenta recriar a CPI da Funai/Incra 2016-08-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar