Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Leandro Mazzini Além do salário

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Os policiais militares grevistas do Espírito Santo exigiram a inclusão de um parágrafo – e conseguiram – na carta de acordo com o governo do Estado, na reunião de sexta-feira à noite, que pode abrir um precedente perigoso para embate entre as forças policiais. O conteúdo indica que há algo mais sério na demanda além da valorização salarial. O item 5 da carta à que a Coluna teve acesso prevê que em 90 dias o Executivo enviará para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que passa a exigir bacharelado em Direito para os oficiais da PM. Em síntese, a corporação começa discretamente um movimento para cobrar o direito de lavrar autos e o de poder de inquérito, hoje nas mãos da Civil.

acordoPM

Guerra judicial

O caso abre guerra com delegados. Já tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), protocolada pela Adepol, dos delegados civis, contra esse poder à PM de Minas Gerais.

Endossam

O acordo com o governo capixaba foi assinado por Rogério Lima, Paulo Araújo, Renato Martins e Sérgio Lopes, representantes das associações dos PMs.

Lembrete

Já existe guerra declarada nos corredores do Congresso e do Planalto entre os delegados da PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) – este reivindica em PEC poder de inquérito aos promotores.

Alerta na Lava-Jato

A Coluna revelou dia 24 de novembro o desmonte da Polícia Federal na Operação Lava-Jato, com a transferência gradativa de seus principais delegados para três superintendências, embora a assessoria da corporação negue. Semana passada, como publicamos, o ex-coordenador Marcio Anselmo, último sobrevivente do grupo original, desembarcou em Vitória (ES) para assumir a Corregedoria local.

Esforço coletivo

Dois jovens delegados, esforçados, caíram de paraquedas em Curitiba. A sorte da Lava-Jato é que o grupo do MP Federal, que toca as investigações, continua intacto e forte. Aliás, é uma das poucas operações onde não há ciumeira entre PF e MPF.

Reviravolta

Até poucos meses atrás disposto a negociar sua filiação ao PSB para se lançar ao Planalto, o governador paulista Geraldo Alckmin recuou. Está convicto de que será o candidato do PSDB à presidência em detrimento do senador Aécio Neves.

Alckmistas

A próximos, ao pé do ouvido, os alckmistas cravam que Aécio “vai cair” até a campanha.

Inferno de Lula

Estudantes brasileiros e portugueses em Coimbra, em Portugal, voltaram a fazer protestos no pátio pela cassação do título Honoris Causa dado a Lula da Silva pela universidade.

Siga o mosquito

Sanitaristas renomados de Minas Gerais investigam, sem alarde, se um dos vetores da pandemia de febre amarela começou após a tragédia da barragem da Samarco. Fato é que houve proliferação de mosquitos com a mortandade de peixes no rastro do rio Doce.

Tem aval

Após protocolar Mandado de Segurança no STF pela suspensão de Moreira Franco do cargo de ministro da Secretaria-Geral, o idealizador da Lei Ficha Limpa, o incansável juiz Márlon Reis, comemorou: “Obrigado aos meus 15 mil seguidores no Twitter!”.

Tão perto…

A lua de mel do presidente Michel Temer com senadores outrora neutros começa a azedar. Cristovam Buarque (PPS-DF) e Ana Amélia (PP-RS) resumem os últimos episódios do governo: “Descrédito”.

…tão longe
“Temer precisa redobrar os cuidados. Na política não se pode ter amigos; tem que agir com a razão”, diz Ana Amélia. “Os últimos atos dele não estão trazendo credibilidade. O comportamento político está passando a ideia de mesmice”, crava Cristovam.

Yankees, come on

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, reúne-se hoje com o presidente Temer para tratar de isenção dos vistos para norte-americanos. A Argentina derrubou e viu crescer a entrada de yankees. Há esforço para trazer também os chineses. Veja entrevista de Lummertz à e-webtv da Coluna no link http://bit.ly/2l3YzU1.

Ponto Final

Aos poucos cidadãos que protagonizaram cenas vergonhosas de saques ao comércio na grande Vitória, lembramos o imortal Nelson Rodrigues: “A ocasião faz o furto, porque ladrão você já é”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Leandro Mazzini

Ouro branco
Meirelles avança
https://www.osul.com.br/alem-do-salario/ Além do salário 2017-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Colunistas Triunvirato

Colunistas Conselho de Lula

Colunistas Dispendioso$

Colunistas A sede cara da Apex