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Geral A Alemanha já escolheu o museu para receber um avião sequestrado que está no Brasil

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Aposentado, avião fica no “cemitério” do aeroporto de Fortaleza. (Foto: Paulo Wagner/AFP)

O avião que entrou para a história da Alemanha como símbolo de resistência contra o terrorismo já tem um lugar definido assim que deixar o Brasil. A aeronave, conhecida como “Landshut”, ficará exposta no Museu Aeroespacial de Friedrichshafen, disse Sigmar Gabriel, atual ministro das Relações Exteriores do governo de Angela Merkel, em entrevista por e-mail. Hoje, ela repousa numa espécie de “cemitério para aviões” no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará.

O Boeing 737-200, que fazia parte da frota da Lufthansa, foi sequestrado em 1977 com 91 pessoas a bordo por membros do grupo terrorista de extrema esquerda RAF (Fração do Exército Vermelho). A ação durou cinco dias e terminou com a morte de piloto e mais três sequestradores e deixou o mundo em choque.

Para muitos alemães e também para mim, o ‘Landshut’ é o símbolo do ‘outono alemão’ há 40 anos, quando na época a ainda jovem República Federal se opôs ao terrorismo da RAF. O Landshut mostrou que nossa democracia e nossa sociedade são capazes de se defender”, afirmou Gabriel.

Após o ato terrorista, o Boeing ficou sob a posse da Lufthansa até 1985. Depois disso, ganhou vários donos. Pertenceu à americana Presidential Airways. Passou depois pelas mãos de outras seis companhias, de Honduras à Indonésia, até ser vendido pela Transmile Air Services, da Malásia, para a brasileira TAF, em 2002.

Ao longo dos últimos 40 anos, o governo alemão desconhecia seu paradeiro. “Quando descobrimos onde ele estava, ficou muito claro para mim que esse avião não pertencia à prensa de sucata, mas à Alemanha”, disse o ministro.

As negociações começaram em 2014 e demandaram esforços das autoridades dos dois países envolvidos, contou. “O retorno de um avião incapaz de voar, na verdade, de um avião sucateado, não ocorre do dia para a noite. Inicialmente, foi preciso esclarecer a questão da propriedade, depois o compramos ao preço de sucata.”

Um acordo judicial foi assinado em 24 de maio entre o governo alemão, a Infraero (estatal brasileira que administra aeroportos) e a empresa TAF Linhas Aéreas, última proprietária da aeronave, que cedeu ao governo alemão a posse da aeronave. A Alemanha topou pagar R$ 75.936 à Infraero, valor referente ao que estatal cobrava da TAF pelo custo da permanência do avião no aeroporto Ainda não sabe quando a sucata desembarcará em solo alemão. Apesar de intacta, a aeronave não tem mais condições de voo e será desmontada com ajuda da Lufthansa, segundo o ministro, para seguir viagem até a sua terra de origem. A previsão do governo Merkel é que a estrutura já esteja no país antes de 13 de outubro, dia em que o sequestro completará 40 anos.

Para Ariston Pessoa Filho, proprietário da TAF, o governo alemão não receberá uma sucata. Em entrevista à Folha, o representante da empresa afirmou que o avião será devolvido com todos os assentos e equipamentos desde quando ela parou de operar, em 2009.

O empresário explicou ainda que não sabia que o avião, adquirido pelo pai dele em 2002, havia sido alvo do sequestro que parou o mundo em 1977. O Boeing despertou o interesse da empresa porque era um curinga: funcionava tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. “Eu só soube uns três anos atrás, quando pela primeira vez alguém da Embaixada da Alemanha nos procurou”, contou Pessoa.

Fundada em 1957, a TAP se especializou em transporte de cargas, mas hoje está inativa. O acordo de transferência da sucata se arrastou por alguns anos desde o primeiro contato do governo alemão porque, mesmo parada, ela era usada pela TAF como garantia financeira a processos em que é ré.

Para Sigmar Gabriel, o Landshut (batizado em homenagem a uma cidade bávara) será restaurado antes de ser exposto no Museu Aeroespacial do país. “Agora estamos concretamente trabalhando para que ele seja transportada o mais rápido possível para casa”, disse.

Sequestro

Em 13 de outubro de 1977, o Boeing 737-200 da Lufthansa foi sequestrado em Palma de Mallorca, na Espanha, pouco depois de iniciar a rota planejada até Frankfurt (Alemanha) com 86 passageiros e cinco tripulantes a bordo.

A ação aconteceu em meio ao “outono alemão”, período marcado pela intensificação dos crimes cometidos pelo grupo terrorista de extrema-esquerda RAF, em apoio às ações na Alemanha do grupo Baader-Meinhof.

Os terroristas exigiam a libertação de presos ligados aos palestinos e aos alemães e o pagamento de US$ 15 milhões. Por cinco dias, o avião passou por cinco países diferentes, sempre pousando para reabastecer, até descer em Mogadíscio, capital da Somália, onde um grupo da elite da polícia alemã conseguiu invadir a aeronave. Três dos quatro terroristas morreram na ação o piloto do avião, Jürgen Schumann, havia sido morto com um tiro horas antes. Os demais tripulantes e passageiros saíram ilesos. (Dhiego Maia/Folhapress)

tags: Brasil

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https://www.osul.com.br/alemanha-ja-escolheu-o-museu-para-receber-um-aviao-sequestrado-que-esta-no-brasil/ A Alemanha já escolheu o museu para receber um avião sequestrado que está no Brasil 2017-07-31
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