Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Alerta de temporais no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Precipitação de até 100 milímetros durante esta quarta-feira pode ocasionar alagamentos. (Foto: Fabian Ribeiro/Agência Freelancer)

Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia prevê mais chuvas para o Rio Grande do Sul nos próximos dias em algumas regiões. Além das áreas Sudeste e Sudoeste, poderão ser afetadas as regiões Metropolitana de Porto Alegre e Centro. A precipitação de até 100 milímetros durante esta quarta-feira pode ocasionar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, como alerta a instituição.

O nível do rio Uruguai, que já ultrapassou 11 metros em alguns pontos, registra cheia histórica – até o momento é o nível mais alto de 2015. Segundo a última medição, feita na manhã dessa terça-feira, o rio atinge 11,34 metros na região de São Borja, 10,78 metros em Itaqui e 9,78 metros em Uruguaiana. Até o último final de semana, em decorrência das chuvas, a cheia do Uruguai já tirou mais de 400 famílias de suas casas na Fronteira Oeste do Estado, ao todo 466. Já são contabilizadas pela Defesa Civil 23 cidades atingidas pelas precipitações: Barra do Quaraí, Cândido Godói, Cruzaltense, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Guarani das Missões, Itaqui, Liberato Salzano, Não-Me-Toque, Nonoai, Nova Ramada, Quaraí, Roque Gonzáles, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Miguel, Sete de Setembro, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Uruguaiana.

Nos últimos dias os temporais têm atingido diversas regiões do Estado, além da Fronteira Oeste. No final de semana foram registrados danos como quedas de árvores, falta de energia elétrica e destelhamentos nas regiões dos vales do Rio Pardo e do Taquari, Noroeste e Metropolitana de Porto Alegre.

Suporte
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil segue com nove equipes regionais distribuídas pelo Rio Grande do Sul prestando suporte a todos os atingidos. Todas as famílias que precisaram sair de suas casas foram levadas para abrigos, residências de familiares ou casas volantes. A Defesa Civil segue monitorando os avisos, e situações de risco devem ser informadas pelo telefone de emergência 199. O órgão divulgará, em seu site oficial (www.defesacivil.rs.gov.br), boletins informativos diários.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Lei Anticorrupção faz dois anos sem punir ninguém até agora
O presidente Michel Temer disse que não tentará a reeleição e que seguirá a carreira de jurista
https://www.osul.com.br/alerta-de-temporais-no-rio-grande-do-sul/ Alerta de temporais no Rio Grande do Sul 2015-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar