Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Americana encontra homem que recebeu rosto de seu irmão morto

Compartilhe esta notícia:

Encontro entre Rebekah Aversano e Richard Norris foi emocionante. (Crédito: Reprodução)

O americano Richard Norris passou por muita coisa em sua vida nos últimos anos. Em 2012, ele foi submetido a um transplante de face – o procedimento foi considerado um dos mais complicados já feitos – para consertar o rosto destruído em um acidente com arma de fogo. Recentemente, com o rosto novo, ele teve a surpresa de encontrar a irmã de seu doador, a americana Rebekah Aversano.

“Eu cresci olhando para este rosto”, diz Rebekah, emocionada durante o encontro, acompanhado por uma rede de televisão australiana. O irmão de Rebekah, Joshua Aversano, foi morto há três anos em um atropelamento, e a família decidiu doar o rosto para Norris.

Richard, 39 anos, atirou acidentalmente contra seu rosto, em 1997, e até a cirurgia vivia recluso. Durante o período, ele enfrentou a crueldade de estranhos, lutou contra o vício em remédios e até pensou em suicídio. Depois da cirurgia, e com uma recuperação considerada exemplar pelos médicos, disse em entrevista, em 2013, que, se pudesse voltar no tempo, talvez não apagaria o episódio de sua vida.

“Os mais de dez anos de horror que vivi me deram um grande conhecimento”, disse Norris, em sua segunda entrevista após o transplante. “Isso colocou algumas das melhores pessoas que conheço na minha vida.”

Depois do acidente, Richard ficou sem dentes, nariz e partes de sua língua. Ele podia falar e identificar sabores, mas perdeu o olfato. Quando saía em público, normalmente à noite, se escondia com uma máscara.

Ele passou por dezenas de cirurgias para tentar recuperar sua face, mas seu corpo chegou a um limite. Foi quando um de seus médicos sugeriu um transplante de rosto.

Richard Norris vivia recluso desde que atirou acidentalmente no próprio rosto. (Crédito: Reprodução)

Richard Norris vivia recluso desde que atirou acidentalmente
no próprio rosto. (Crédito: Reprodução)

O médico Eduardo Rodriguez, que liderou a equipe que fez o procedimento, já vinha trabalhando na área há algum tempo. O time explicou todos os riscos, como a rejeição dos tecidos, para todos os familiares. A mãe de Richard, Sandra, lembra do risco de 50% de seu filho morrer durante a cirurgia.

O procedimento foi realizado no Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA) e durou 36 horas. “Ainda tenho algumas consultas de acompanhamento com vários médicos e terapeutas diferentes para assegurar-me de que tudo está se curando adequadamente. Estou me submetendo a fisioterapia e fonoaudiologia. Vou bem no processo de recuperar minha fala. Ela melhora um pouco a cada dia”, contou Norris.

Reunião inédita.

James Partridge, fundador e diretor-executivo da organização de caridade britânica que dá apoio a pessoas com deformações na face, a Changing Faces, diz que nunca houve um caso no qual a família do doador foi se encontrar com a pessoa que recebeu o rosto. “Acho que o fato de estar acontecendo em público é bem surpreendente”, disse Partridge.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Príncipe William é gente como a gente e até precisa pedir para a patroa para ver futebol
Funcionário da Petrobras é atacado por elefante durante caçada e morre na África
https://www.osul.com.br/americana-encontra-homem-que-recebeu-rosto-de-seu-irmao-morto/ Americana encontra homem que recebeu rosto de seu irmão morto 2015-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar