Últimas Notícias > Notícias > Mundo > Manifestantes são dispersados com gás lacrimogêneo em Hong Kong em novo dia de protestos

Antes do retorno da chuva, o sábado é de calor no Rio Grande do Sul

Calor volta ao Estado neste sábado, seguido de chuva. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Em uma semana que começou com temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul, as temperaturas amenas retornaram ao Estado, gerando termômetros em alta neste sábado (17), quando a chuva deve retornar ao território gaúcho.

Porto Alegre e Região Metropolitana devem registrar, no pico, 29°C. Já em cidades como Santa Maria e Santa Rosa, o momento mais quente deve ser de 28°C. Porém, uma nova frente fria avança por todo o Estado, porém sem a ocorrência de grandes volumes de chuva. Esse panorama consta no mais recente boletim divulgado pelo serviço de meteorologia da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura).

O domingo (18) começa chuvoso, frustrando os planos de quem desejava um fim de semana com calor e céu aberto. As temperaturas máximas serão registradas no período da manhã, entrando em declínio ao longo da tarde. Os termômetros não devem exibir temperaturas superiores a 20°C em Santa Rosa e a 14°C em Pelotas, por exemplo.

À noite, a previsão da meteorologia é de mínimas entre 6°C em Caxias do Sul, Passo Fundo e Rosário do Sul. Já na capital gaúcha e municípios-vizinhos, as projeções apontam para 10°C.

O tempo firme retorna ao Rio Grande do Sul na segunda-feira (19), mas as temperaturas seguem baixas. As máximas ficam em torno dos 16°C em Santa Rosa, 13°C em Porto Alegre e 12°C em Caxias do Sul.

Defesa Civil

Em Porto Alegre, a Defesa Civil alerta que, conforme prognósticos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), poderão ocorrer neste domingo acumulados de chuva de aproximadamente 17 milímetros. O fenômeno, caso se confirme, virá acompanhado de pancadas, trovoadas isoladas e rajadas de vento até o final do dia.

De acordo com os técnicos do órgão, há risco de alagamentos, inundações e quedas de árvores. Isso torna necessário observar os seguintes cuidados, para quem estiver em uma situação desse tipo: buscar abrigo em local seguro, manter distância de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, evitar o uso de aparelhos ligados à rede elétrica.

(Marcello Campos)

Deixe seu comentário: