Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Anticoncepcional masculino chega ao mercado dentro de dois anos

Compartilhe esta notícia:

Fundação anunciou que está à procura de candidatos. (Crédito: Reprodução)

Se ter um filho não está nos seus planos pelos próximos anos, talvez essa seja uma boa notícia. A Parsemus Foundation, organização não governamental americana que investe na produção de um anticoncepcional masculino, está à procura de candidatos para a realização, ainda neste ano, do primeiro teste clínico do Vasalgel. O objetivo é que o produto chegue às prateleiras em 2018.

Elaine Lissner, diretora da fundação, afirma que a novidade poderá reduzir substancialmente o número de gestações não programadas. “Homens não ganharam novas opções [anticoncepcionais] em mais de um século. E não é porque estejam desinteressados: homens já estão usando os únicos dois métodos que eles têm – camisinhas, que são imperfeitas; e vasectomia, a qual é permanente.”

A busca por um método anticoncepcional para homens não é de hoje: vários já foram criados, porém demonstraram eficácia instável. Segundo especialistas, o funcionamento do Vasalgel pode transformar o pensamento dos médicos sobre prevenção à gravidez. Isso porque, pela primeira vez, um remédio estaria atuando na fonte de espermatozoides, em vez de focar no processo de fertilização. Desvantagens de meios tradicionais, como o risco de engravidar por esquecer de tomar uma pílula no mês ou a camisinha estourar, seriam eliminadas.

Única aplicação.

Diferente da pílula, o remédio não é usado em doses diárias, mas em uma única aplicação. O produto não tem hormônios em sua fórmula e funciona de modo similar à vasectomia.

O contraceptivo com polímeros é injetado nos vasos deferentes (que transportam o esperma na ejaculação) impedindo a fecundação. O gel formaria uma camada semipermeável, que funcionaria como uma barreira. Grandes demais para cruzarem essa barreira, os espermatozoides acabariam reabsorvidos pelo corpo do homem.

Já para reverter a aplicação do anticoncepcional masculino, seria necessária apenas uma nova injeção, dessa vez de bicarbonato de sódio, que desbloquearia os vasos deferentes.

O objetivo da organização é garantir que o tratamento possa ser revertido facilmente. De acordo com os cientistas, o produto teria durabilidade de até 12 meses.

Histórico.

O Vasalgel é baseado em um trabalho contraceptivo desenvolvido na Índia, também por meio de um polímero, e que se encontra em fases avançadas de testes. Até o momento, apenas moradores locais têm sido escolhidos para os testes, e estudos formais de reversibilidade por ora são realizados apenas em animais.

Desde 2010, a Parsemus Foundation tem trabalhado no desenvolvimento do gel para o resto do mundo. Nos testes feitos com animais, não foram encontrados espermatozoides a partir do vigésimo nono dia após a aplicação. O fluxo de esperma também voltou rapidamente após expelirem o produto.

Além disso, a Parsemus afirma que o Vasagel está sendo desenvolvido sob supervisão do órgão de regulação médica dos Estados Unidos dentro de padrões internacionais de produção.

A organização planeja lançar o medicamento por um preço bastante inferior ao de outros tratamentos contraceptivos compatíveis, tornando-o acessível a todo tipo de público. Para realizar esse feito, a Parsemus depende de doações de interessados em sua pesquisa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Poluição do ar mata 6,5 milhões de pessoas por ano no mundo, revela Agência Internacional de Energia
Conheça as doenças mais temidas pelos pais
https://www.osul.com.br/anticoncepcional-masculino-chega-ao-mercado-dentro-de-dois-anos/ Anticoncepcional masculino chega ao mercado dentro de dois anos 2016-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar