Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Antigo espião russo fica em estado grave por “exposição a substância desconhecida”

Compartilhe esta notícia:

Sergei Skripal, de 66 anos, e uma mulher ainda não identificada, de 33 anos, foram encontrados inconscientes em um banco localizado em área residencial de Salisbury, na Inglaterra. (Foto: Reprodução)

Um ex-espião russo condenado em seu país por vazar informações confidenciais ao Reino Unido é uma das duas pessoas internadas em estado grave após terem sido expostas a uma substância não identificada em Whitshire, Sul da Inglaterra — num caso que lembra o envenenamento de um outro espião russo no país em 2006. De acordo com a rede britânica BBC, trata-se de Sergei Skripal, de 66 anos, solto em 2010 após uma negociação que trocou quatro prisioneiros mantidos pela Rússia por dez espiões russos presos pelo FBI.

 Na noite de domingo, médicos foram chamados ao centro de Whitshire após duas pessoas passarem mal depois de terem sido expostas a uma subtância tóxica num shopping. Sem dar explicações, equipes de descontaminação isolaram a área e começaram o processo de limpeza. As ruas ao redor também foram isoladas, apesar de a agência pública de saúde do Reino Unido afirmar que não havia risco maior. Um porta-voz declarou: “A agência entende que aqueles expostos à substância foram descontaminados, de acordo com a prática em situações do tipo. Cientistas do nosso centro de Radiação, Produtos Químicos e Ameaças Ambientais vão continuar a ajudar na resposta ao incidente e enviarão novas informações conforme elas se tornarem disponíveis”.

No domingo, ele e uma mulher foram encontrados desacordados num banco no shopping. Por ter sido trocado por espiões russos presos pelo FBI, tinha o status legal de refugiado no Reino Unido. De acordo com a polícia de Wiltshire, não havia ferimento visível, ainda que os dois estivessem desacordados. Segundo o xerife-assistente Craig Hoden, é preciso investigar antes de classificar o episódio como um crime.

O correspondente de segurança da BBC, Gordon Corera, afirmou que funcionários do governo não comentaram o episódio, mas que a possibilidade de uma substância inexplicada estar envolvida lembra o envenenamento de Alexander Litvinenko, em 2006. Litvinenko era um ex-agente de inteligência que, segundo inquérito, provavelmente foi envenenado por ordens russas — uma acusação que o Kremlin nega. Skripal e a mulher estão na área de tratamento intensivo do hospital de Salisbury.

Rússia x Reino Unido

Um artigo publicado em 5 de março no jornal The Telegraph, citando o chefe de gabinete da Força Aérea Real britãnica, afirmou que a Rússia representa uma ameaça crescente para a segurança britânica.

Em particular, Stephen Hillier disse que a Rússia é um dos principais problemas, porque “viola as normas internacionais” e “exerce pressão” sobre os britânicos.

“É algo como se a Rússia violasse as normas do direito internacional no Iraque e na Líbia e então começasse a dizer aos britânicos sobre as consequências ameaçadoras de terem escolhido o caminho errado?”, afirma a publicação da embaixada russa no Reino Unido no Twitter.

A publicação da diplomacia russa fez referência à participação do Reino Unido em intervenções no Iraque, em 2003, quando foi alegado que o país estaria desenvolvendo armas de destruição em massa, e na Líbia, em 2011, durante a “primavera árabe”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bebê faz xixi durante sessão de fotos com os pais e vira sensação na internet
Mulher de 30 anos que não quer filhos ganha batalha para ser esterilizada
https://www.osul.com.br/antigo-espiao-russo-fica-em-estado-grave-por-exposicao-substancia-desconhecida/ Antigo espião russo fica em estado grave por “exposição a substância desconhecida” 2018-03-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar