Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A apenas uma semana do segundo turno na França, Marine Le Pen tenta virar o jogo

Compartilhe esta notícia:

A candidata da extrema-direita depositou flores no monumento aos deportados em Marselha. (Foto: Divulgação)

A apenas uma semana do segundo turno na França — o primeiro sem um candidato dos dois principais partidos no país — a candidata da FN (Frente Nacional), Marine Le Pen, tenta virar o jogo. Le Pen fez uma visita surpresa aos funcionários de uma fábrica ameaçada de fechamento em Gardanne, no Sul, no momento que seu adversário, à frente nas pesquisas, Emmanuel Macron se reunia com sindicatos. A candidata da extrema-direita ainda depositou flores no monumento aos deportados em Marselha – pouco antes de Macron visitar o Memorial do Holocausto – e, em uma entrevista ao jornal Le Parisien, explicou um dos pontos mais confusos de seu programa econômico: como sairá da zona do euro.

Macron, ex-ministro de Economia entre 2014 e 2016 e ex-banqueiro, tenta alavancar sua campanha depois de um início ruim, quando se viu superado por Le Pen, que soube se vender como uma candidata muito próxima ao povo. Mas desde o domingo, quando passou ao segundo turno como o mais votado — com 24,03% dos votos — o candidato de 39 anos vem caindo vários pontos, segundo as pesquisas, que lhe dão uma vitória ainda confortável, mas cada vez mais estreita: o último levantamento o coloca com 59% das intenções de voto contra 41% de sua rival, diferença bem menor do que alguns institutos previam inicialmente.

O candidato, que já tem o apoio de representantes dos dois partidos tradicionais — do presidente socialista François Hollande e de boa parte dos Republicanos (centro-direita) — recebeu o reforço do ex-ministro centrista Jean-Louis Borloo. E o líder da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon, que conseguiu 19,6% dos votos no primeiro turno, se pronunciou pela primeira vez contra o “terrível erro” de se votar em Le Pen, sem no entanto revelar se votará em branco ou em Macron.

“Não há ambiguidade na minha posição. Eu não votarei na Frente Nacional, eu combato a Frente Nacional. E digo a todos que me escutam: não cometam o terrível erro de colocar uma cédula de votação para a Frente Nacional.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Turistas de EUA, Canadá, Austrália e Japão terão visto eletrônico do Brasil neste ano
Manifestação do Primeiro de Maio termina em confusão na França
https://www.osul.com.br/apenas-uma-semana-segundo-turno-na-franca-marine-le-pen-tenta-virar-o-jogo/ A apenas uma semana do segundo turno na França, Marine Le Pen tenta virar o jogo 2017-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar