Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O juro do cartão de crédito caiu em novembro, mas segue acima de 300% ao ano

Compartilhe esta notícia:

Programa elaborado por cibercriminosos tem canal de atendimento e até pacotes de serviço. (Foto: Banco de Dados)

A taxa de juros média cobrada no cartão de crédito rotativo caiu em novembro, passando de 338% ao ano para 333,8%, de acordo com dados do BC (Banco Central) divulgados nesta sexta-feira (22). Segundo o BC, a taxa de juros do cheque especial ficou estável em 323,7% ao ano.

O crédito rotativo do cartão de crédito pode ser acionado pela pessoa que não consegue pagar o valor total da sua fatura no vencimento, mas não quer ficar inadimplente. Para usar o crédito rotativo, o consumidor paga qualquer valor entre o mínimo e total da fatura. O restante é automaticamente financiado e lançado no mês seguinte, com juros.

O crédito rotativo e o cheque especial são as linhas de crédito mais caras do mercado. Segundo especialistas, elas só devem ser utilizadas em momentos de máxima emergência e por um prazo curtíssimo, já que os juros continuam em um patamar muito alto, acima de 300% ao ano.

Na tentativa de reduzir os juros do cartão, em março o governo anunciou novas regras para o uso do rotativo, que só pode ser utilizado até o vencimento da fatura seguinte. Com o novo formato, o consumidor só pode fazer o pagamento mínimo de 15% do cartão por um mês. Na fatura seguinte, o banco não pode mais rodar a dívida: o cliente paga o valor total ou precisa parcelar a dívida em outra linha de crédito, com o juro mais barato.

Juros bancários

De acordo com o BC, os juros médios nas operações de crédito com recursos livres (sem contar BNDES, crédito rural e imobiliário) atingiram 58,1% ao ano em novembro, no caso dos empréstimos para pessoas físicas, uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com outubro. No caso dos empréstimos para as empresas, também com recursos livres, a taxa somou 22,9% ao ano em novembro, com queda de 0,4 ponto percentual na comparação com o mês anterior.

Comparações

Na comparação com Estados Unidos e Portugal, a taxa do rotativo ainda fica muito elevada, principalmente no caso do país europeu, que tem o menor percentual médio entre os países avaliados, com juros máximos permitidos de 16,1%. Além disso, o Banco Central do país também já deixa os consumidores cientes de qual será a taxa máxima aplicada no próximo trimestre. No caso dos primeiros três meses de 2018, esse valor terá uma elevação pequena e chegará a 16,4% por ano.

Os Estados Unidos têm uma taxa um pouco mais elevada se comparada à de Portugal, mas, ainda assim, muito mais baixa do que a média paga no Brasil. Os norte-americanos são cobrados, no máximo, em 24,99% ao ano quando optam pelo uso do crédito rotativo.

Recomendações

Fato é que, mesmo com as tentativas do governo e as quedas observadas nas taxas ao longo do ano, o brasileiro ainda paga muito alto no rotativo. Pensando nisso, a Proteste recomenda que a opção do consumidor seja sempre por pagar o valor total da fatura – e ficar atento para fazer isso antes da data de vencimento. Dessa forma, ele evita que o rotativo seja aplicado tanto pela falta de pagamento completo quanto pelo pagamento fora da data adequada.

A Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) faz um alerta aos consumidores que não conseguem equilibrar suas contas e acabam caindo no rotativo do cartão de crédito. De acordo com a Proteste, a maior parte das operadores do País cobram taxas muito altas e, no caso das que cobram juros mais baixos, ainda é necessário pagar anuidade do cartão para que eles sejam liberados para uso. Portanto, vale ficar atento, procurar as melhores taxas e usar apenas o que você sabe que conseguirá pagar no mês seguinte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cresce percentual de americanas que vivem com os pais, como nos anos 1940
Juro do cheque especial sobe para 226% ao ano, o maior desde 1999
https://www.osul.com.br/apesar-da-queda-os-juros-do-cartao-de-credito-chegaram-3338-ao-ano-em-novembro/ O juro do cartão de crédito caiu em novembro, mas segue acima de 300% ao ano 2017-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar