Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Após 6 anos pronta, ponte entre Brasil e União Europeia é aberta no Amapá

Compartilhe esta notícia:

Ponte tem 378 metros de extensão entre o Amapá e a Guiana Francesa. (Foto: Secom/Divulgação)

Sem a presença de ministros brasileiros, foi aberta oficialmente para a passagem de veículos neste sábado (18) a Ponte Binacional Franco-Brasileira, que vai ligar por via terrestre o Brasil e a União Europeia a partir da divisa entre o Amapá e a Guiana Francesa. A estrutura pronta desde 2011 custou cerca de R$ 70 milhões, e dependia de acordos entre os dois países e de obras do lado brasileiro.

A cerimônia aconteceu dos dois lados da ponte, que tem 378 metros de extensão e liga as cidades de Oiapoque, no Amapá, e Saint-Georges, na Guiana Francesa. Apesar da abertura, podem trafegar pela estrutura somente veículos de passeio, estando ainda proibido o transporte de cargas, o que segundo o governo brasileiro deve acontecer até o meio do ano. Apesar da inauguração neste sábado, a passagem de veículos será iniciada na segunda-feira (20).

A estrutura substitui o uso regular de balsas no rio Oiapoque. As regras para travessia, como exigência de visto, estão mantidas e condicionadas ao pagamento de um seguro para os veículos brasileiros, que varia de 250 a 450 euros, dependendo do modelo do carro. A ponte ficará aberta de domingo a domingo das 8h às 18h.

Participaram da cerimônia de corte da faixa o governador do Amapá, Waldez Góes, além da prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, senadores e deputados do estado. Com a ausência de ministros do governo federal, estiveram membros da PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes).

Do lado francês, estava a ministra do Meio Ambiente, Segolene Royal, autoridades militares, além dos prefeitos de Saint-Georges e da Guiana Francesa. A ponte foi idealizada em 1997 entre os ex-presidentes do Brasil e França, Fernando Henrique Cardoso e Jacques Chirac.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

MPF entra com recurso para que esposa de Sérgio Cabral permaneça presa
Adolescente encontra diamante de 7,44 quilates em parque nos EUA
https://www.osul.com.br/apos-6-anos-pronta-ponte-entre-brasil-e-uniao-europeia-e-aberta-no-amapa/ Após 6 anos pronta, ponte entre Brasil e União Europeia é aberta no Amapá 2017-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar