Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Após ataques na Síria, Conselho de Segurança da ONU se reunirá a pedido de Rússia

Compartilhe esta notícia:

Em Damasco, apoiadores do governo sírio com bandeiras da Síria, do Irã e da Rússia durante protesto contra o ataque a bases sírias. (Foto: Reprodução)

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) deve se reunir neste sábado (14), ao meio-dia do horário de Brasília, para discutir os ataques na Síria, a pedido de diplomatas russos.

Representantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental) estão planejando um encontro extraordinário para ouvir os oficias dos Estados Unidos, Reino Unido e França sobre os ataques na Síria.

O encontro deve acontecer ainda no sábado, dia seguinte aos ataques. O secretário-geral da Otan,  Jens Stoltenberg , expressou apoio à ação coordenada com alvo nas instalações sírias de armas químicas. Segundo ele, os ataques do dia 13 vão corroer a capacidade de novos ataques com armas químicas contra a população síria.

Itália

O italiano Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, afirmou neste sábado, em entrevista à rádio pública italiana RAI, que o uso de armas químicas é inaceitável e que é preciso “evitar uma escalada militar na Síria”. A declaração foi feita após os ataques desta madrugada realizados conjuntamente pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela França.

Tajani disse ainda que a operação contra a Síria será discutida na segunda-feira (16) no Parlamento Europeu e que espera que haja uma solução pacífica que inclua a União Europeia e as Nações Unidas. “O futuro da Europa passa também pela política internacional e esta inclui a Síria”, afirmou. No entanto, Tajani admitiu temer que a situação se agrave e afirmou estar preocupado com a população civil. “O perigo é o que pode vir a seguir”, disse.

Outras lideranças

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a UE (União Europeia) “está ao lado dos seus aliados e ao lado da Justiça”. Em sua conta no Twitter, Dusk escreveu que “os ataques dos EUA, França e Reino Unido mostram claramente que o regime sírio, com a Rússia e o Irã, não pode continuar com esta tragédia humana, pelo menos sem custos”.

Também no Twitter, o presidente da Comissão Europeia, Jean – Claude Juncker, afirmou que o uso de armas químicas é inaceitável em qualquer circunstância e deve ser fortemente condenado. “A comunidade internacional tem o dever de identificar e responsabilizar os culpados por qualquer ataque com armas químicas”.

Ataque conjunto

Na noite de sexta-feira (13), os Estados Unidos anunciaram que lançaram um ataque em conjunto com o Reino Unido e a França contra instalações de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico à cidade de Duma, realizado há uma semana.

Segundo o governo dos EUA, foram atingidos os três alvos descritos como locais de “capacidades químicas”: um centro de pesquisa científica localizado na capital, Damasco; uma instalação de armazenamento de armas químicas, localizada a oeste de Homs; e ainda uma terceira próxima ao segundo alvo, que serviria – segundo o Pentágono – de armazém de equipamentos de armas químicas, além de um posto de comando.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dilma decide fazer “vaquinha” para pagar despesas de voos pelo Brasil
Empreiteira Andrade Gutierrez fez repasses de dinheiro a empresas do ex-ministro Delfim Netto
https://www.osul.com.br/apos-ataques-na-siria-conselho-de-seguranca-da-onu-se-reunira-a-pedido-de-russia/ Após ataques na Síria, Conselho de Segurança da ONU se reunirá a pedido de Rússia 2018-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar