Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Após atrasar pagamento dos salários, Avianca demite 900 funcionários

Compartilhe esta notícia:

Ao menos 300 foram desligados nesta quinta-feira. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)

Depois de atrasar o pagamento de salários, benefícios e rescisões de funcionários, a Avianca Brasil iniciou na última segunda-feira (13) um processo de demissões em massa de tripulantes, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas.

A companhia, que está em recuperação judicial, demitiu ao menos 900 pessoas desde então, de acordo com a entidade. Ao menos 300 foram desligados nesta quinta-feira (16).

“A empresa se desmanchou. Separou uma pequena sala de 30 m² para fazer as demissões. Tivemos de alugar um espaço com verba do sindicato para viabilizar [o atendimento aos demitidos]”, diz Ondino Dutra, presidente do sindicato.

Além dos pilotos e comissários demitidos, há 200 profissionais que pediram licença não remunerada e cerca de 1.200 que aderiram a um plano de demissão voluntária da Avianca, segundo ele.

Com os cortes, ficaram na companhia cerca de 700 tripulantes, afirma Dutra. A categoria entrará em greve a partir desta sexta-feira (17), mas precisará manter 60% das operações por determinação da Justiça.

O número de demitidos pode ser maior porque não inclui os aeroviários, que atuam no solo. Segundo Reginaldo Mandú, presidente do sindicato da categoria, há relatos de dispensas, mas a aérea não informou a entidade o número.

Em grupos de Whatsapp formados por centenas de funcionários da empresa, aeroviários relatam dezenas de demitidos e se queixam da falta de informação e dos atrasos de salários. Muitos têm abandonado os cargos mesmo sob ameaça de demissão por justa causa.

Sem salário, tripulantes da Avianca entram em greve

Pilotos, copilotos e comissários da Avianca Brasil anunciaram na noite de segunda-feira (13) que entrarão em greve nest sexta-feira (17) a partir das 6h, nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A decisão foi tomada após assembleia.

A Avianca Brasil está em recuperação judicial desde fevereiro e tem atrasado o pagamento de salários e benefícios, como vale-alimentação, de seus funcionários.

A greve não tem data para acabar e deve durar até as reivindicações serem atendidas.

De acordo com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), os atrasos nos pagamentos e o clima de incerteza sobre a continuidade das operações geram uma situação que pode afetar a segurança do voo.

O grupo reivindica, além da regularização dos salários, o pagamento de diárias, vale-alimentação, férias atrasadas e depósitos de FGTS.

De acordo com o sindicato, os tripulantes devem impedir as decolagens dos voos da Avianca dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Voos em trânsito —quando é feito a escala nos aeroportos— também serão barrados. O sindicato liberou inclusive o discurso que os pilotos devem fazer aos passageiros nesses casos.

O SNA também afirma que todos os funcionários da Avianca poderão aderir a greve.

De acordo com o sindicato, a Avianca iniciou processo de demissão de pilotos e comissários na segunda (13).

De acordo com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), passageiro impactado por cancelamentos tem o direito de optar pelo reembolso integral do valor pago, pela reacomodação em outros voos da própria companhia ou de outra aérea que ofereça a rota. O cliente ainda pode executar o serviço por outra modalidade de transporte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Theresa May promete renunciar após quarta votação sobre saída do Reino Unido da União Europeia
“Foram importantes, mas não foram grandes”, diz ministro da Casa Civil sobre manifestações contra cortes na educação
https://www.osul.com.br/apos-atrasar-salarios-avianca-demite-900-diz-sindicato/ Após atrasar pagamento dos salários, Avianca demite 900 funcionários 2019-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar