Últimas Notícias > Colunistas > Fatos históricos do dia 22 de novembro

Após calor fora de época, frio retorna com força em todo o Estado

Serra Gaúcha amanheceu com nevoeiro e chuva. (Foto: Metsul/Divulgação)

Depois de alguns dias de calor fora de época, o frio voltou com força no Rio Grande do Sul. As temperaturas começaram a cair bruscamente em todo o Estado na tarde de domingo (16). Em Porto Alegre, após atingir 25°C pela manhã, os termômetros despencaram para 5°C à noite em meio à chuva e rajadas de vento, de acordo com o Metroclima.

Nesta segunda-feira (17), a temperatura ficou abaixo de 5ºC na maioria dos municípios gaúchos, segundo a Metsul Meteorologia. Em São José dos Ausentes, fez 1°C, com gradual estabelecimento de condições para neve. Em Pinheiro Machado, a mínima também foi de 1°C; em Santana do Livramento e São Francisco de Paula, fez 2°C; em Gramado, 3°C. Neve rala misturada à chuva foi registrada nesta manhã em Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Em Porto Alegre, no início da tarde desta segunda, os termômetros marcavam 8°C no aeroporto Salgado Filho. Pontos altos da cidade registravam 5°C e 6°C, marcas atípicas para o horário. Conforme a Metsul, o tempo fechado, a alta umidade, a chuva e o vento proporcionam maior sensação de frio no Estado. A massa de ar quente deu lugar a uma poderosa massa de ar de origem polar que começou a ingressar no Estado no domingo e tomou conta do território gaúcho e da parte meridional do Brasil nesta segunda-feira, afetando na sequência o Centro-Oeste, parte do Sudeste e pontos até do Norte brasileiro (Acre e Sul do Amazonas).

Neve 

Quase todos os modelos numéricos analisados coincidem em indicar a ocorrência de neve nesta semana no Sul do Brasil, mas divergem acerca da abrangência do fenômeno, a intensidade e o período favorável do dia. Há possibilidade de nevar em municípios da Serra Gaúcha com altitudes entre 600 e 800 metros

Geada 

Vento e ar muito gelado podem provocar “geada negra” em locais mais altos do Sul do Brasil. Com tempo aberto e o vento fraco a calmo durante as madrugadas de terça-feira e quarta-feira, espera-se geada generalizada no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil, que deve ser de forte a intensa na maioria das cidades. Também é aguardada geada em quase toda a área da Grande Porto Alegre e na maioria dos bairros da Capital. Ainda deve gear na segunda metade da semana que vem no Sul do Brasil, mas a cada dia vai diminuir o número de pontos com o fenômeno.

As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a MetSul antecipa mínimas ao redor de 0ºC ou negativas em quase todos os municípios do Estado, inclusive na região da Grande Porto Alegre, que pode ter marcas tão baixas quanto -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre -1ºC e 1ºC na quarta-feira. Na Serra e Aparados, as mínimas negativas serão generalizadas com valores excepcionalmente baixos.

Na região de São José dos Ausentes, não são descartadas mínimas de -6ºC a -8ºC e, no Planalto Sul de Santa Catarina, podem ser anotadas marcas tão baixas como -8ºC a -10ºC. As noites vão seguir com mínimas muito baixas na segunda metade da semana que vem, contudo com tendência de elevação.

 

Deixe seu comentário: