Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Após denúncias sobre pedófilos, o YouTube desativa os comentários nos vídeos com crianças

Compartilhe esta notícia:

A plataforma também disse ter lançado um novo algoritmo para classificar comentários. (Foto: Reprodução)

O YouTube está passando por uma grave crise envolvendo pedofilia e a segurança de crianças: no começo do mês de fevereiro, um youtuber chamado Austin Jones confessou ter coagido meninas com idades entre 14 e 15 anos a enviarem vídeos pornográficos para ele e teve sua conta removida da plataforma.

Há alguns dias, um vídeo onde um homem dava instruções para crianças sobre como se suicidarem foi encontrado no YouTube e removido pela empresa. Isso e outros casos fizeram com que grandes marcas – como a Nestlé e a Disney – que aplicavam muito dinheiro em publicidade na plataforma de streaming boicotaram o serviço.

Hoje, o YouTube anunciou novas medidas para garantir a segurança de menores na plataforma, incluindo a desativação de comentários em vídeos com crianças, o lançamento de um novo classificador de comentários e a contínua ação contra produtores de conteúdo que causam danos à comunidade.

Explicando as mudanças

Em um comunicado, o YouTube se dirigiu aos criadores de conteúdo afirmando que as medidas foram tomadas para proteger os mais jovens que acessam a plataforma. Durante as últimas semanas, o serviço desabilitou os comentários de dezenas de milhões de vídeos que poderiam “atrair comportamentos predatórios”. Além desses, outros conteúdos que demonstrarem potencial para esse tipo de comportamento também terão os comentários desativados.

Um novo sistema de classificação de comentários vai ajudar o YouTube a remover mais mensagens danosas, que ferem a política de segurança, assim como as centenas de milhões já apagados pela plataforma. As mudanças não vão afetar a monetização dos vídeos. O comunicado termina com a afirmação de que criadores de conteúdo que produzam vídeos que sejam um risco para crianças e jovens serão sumariamente expulsos da plataforma.

O YouTube pede para que usuários continuem denunciando conteúdos ou comentários que sejam danosos de qualquer forma usando as ferramentas da plataforma.

Robôs

Você provavelmente já viu em sua timeline um daqueles vídeos curtos sobre algum conteúdo específico. Geralmente, eles possuem uma vinheta de entrada e, então, combinam fotos, texto e música para explicar um determinado tema.

Se você reparar bem, todos estes vídeos seguem o mesmo formato. O que muda é apenas o assunto.

Pensando nisso, o programador brasileiro Filipe Deschamps, dono do canal homônimo no YouTube, teve a seguinte ideia: por que não desenvolver um robô que faça esse trabalho sozinho a partir de qualquer tema sugerido? Assim, surgiu o sistema de inteligência artificial formado por quatro robôs que são capazes de fazer vídeos sobre qualquer assunto.

Para desenvolver este projeto, Deschamps utilizou javascript, Wikipédia, a plataforma de inteligência artificial da IBM (Watson) e alguns outros programas. Cada um dos quatro robôs possui uma função bem definida. Após digitar qual tema deve ilustrar o vídeo, o primeiro robô seleciona e trata todas as informações em texto disponíveis no Wikipédia sobre o assunto.

Então, o segundo robô pesquisa fotos no Google Imagens e faz o download e tratamento delas. O terceiro renderiza o vídeo final (reunindo imagens, texto, animação e áudio). E o quarto faz o upload do vídeo no Youtube, adicionando título, descrição, créditos e tags.

Segundo Deschamps, o objetivo principal deste projeto (e dos outros de seu canal), é oxigenar a tecnologia no Brasil. “Praticamente todos os serviços digitais que utilizamos nas empresas foram criados fora do Brasil. Talvez o que falte pra gente é pensar grande, pensar com cabeça de tecnologia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Subornos brasileiros em contas secretas abasteceram o governo de Hugo Chávez na Venezuela
Depois de participar do velório do seu neto em São Paulo, Lula já está de volta à carceragem da Polícia Federal em Curitiba
https://www.osul.com.br/apos-denuncias-sobre-pedofilos-o-youtube-desativa-os-comentarios-nos-videos-com-criancas/ Após denúncias sobre pedófilos, o YouTube desativa os comentários nos vídeos com crianças 2019-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar