CinemaApós gafe, “Moonlight” ganha o Oscar de melhor filme
Por
Redação O Sul
| 27 de fevereiro de 2017
Compartilhe esta notícia:
Barry Jenkins, diretor de "Moonlight", abraça o produtor Jordan Horowitz, de "La La Land", após os apresentadores lerem o nome errado do melhor filme em Los Angeles (Foto: Reuters)
Em uma gafe sem precedentes, “Moonlight” levou o Oscar de melhor filme após os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway terem anunciado, por engano, que “La La Land” era o grande vencedor da noite. A equipe do musical já estava no palco, fazendo os tradicionais agradecimentos quando se notou o equívoco e a produção de “Moonlight” foi chamada para receber o prêmio.
A vitória de “Moonlight”, que também levou os prêmios de roteiro adaptado e ator coadjuvante (Mahershala Ali), marcou uma reparação histórica da Academia aos negros do cinema, após a polêmica do ano passado do #OscarsSoWhite, que se insurgiu contra a presença de apenas atores brancos na premiação.
O filme de Barry Jenkins, que é negro, conta o amadurecimento de um jovem gay africano em Miami e seu elenco é todo composto por atores negros. Além de Mahershala Ali, que vive um traficante cubano no longa, outra atriz também negra levou a estatueta de coadjuvante: Viola Davis, que vive uma dona de casa amargurada em “Um Limite Entre Nós”, de Denzel Washington.
Favoritos em suas categorias, nem Ali nem Davis citaram a questão racial em seus discursos. Quem tocou no tema foi Tarell Alvin McCraney, corroteirista de “Moonlight”. Ele, que é também autor da peça que originou o filme, dedicou a estatueta de roteiro adaptado “aos jovens negros do país”.
O documentário premiado também tem na questão racial um de seus eixos. “O.J.: Made in America”, de Ezra Edelman, recupera a acusação de assassinato contra o ex-atleta O.J. Simpson e discute racismo e justiça. O drama de guerra “Até o Último Homem”, de Mel Gibson, ficou com os Oscar de mixagem de som e montagem.
Embora “La La Land” tenha perdido o prêmio principal, o musical acabou sendo o maior premiado da noite. O filme levou seis estatuetas, incluindo as de melhor diretor (Damien Chazelle) e atriz (Emma Stone). Aos 32 anos, Chazelle igualou Norman Taurog (de “Skippy”, de 1931) como o diretor mais jovem a levar o Oscar.
Veja os premiados (em negrito) do Oscar 2017:
Melhor Filme
“Moonlight: Sob a luz do luar”
“La la land: Cantando estações”
“A chegada”
“Até o último homem”
“Estrelas além do tempo”
“Lion: Uma jornada para casa”
“Um limite entre nós”
“A qualquer custo”
“Manchester à beira-mar”
Melhor atriz
Emma Stone (“La La Land – Cantando estações”)
Natalie Portman (“Jackie”)
Meryl Streep (“Florence: Quem é essa mulher?”)
Ruth Negga (“Loving“)
Isabelle Huppert (“Elle”)
Melhor ator
Casey Affleck (“Manchester a beira mar”)
Denzel Washington (“Um limite entre nós”)
Ryan Gosling (“La La Land – Cantando estações”)
Andrew Garfield (“Até o Último Homem”)
Viggo Mortensen (“Capitão Fantástico”)
Melhor diretor
Damien Chazelle (“La la land: Cantando estações”)
Dennis Villeneuve (“A chegada”)
Mel Gibson (“Até o último homem”)
Kenneth Lonergan (“Manchester à beira-mar”)
Barry Jenkins (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Melhor ator coadjuvante
Mahershala Ali (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Jeff Bridges (“A qualquer custo”)
Lucas Hedges (“Manchester à beira-mar”)
Dev Patel (“Lion: Uma jornada para casa”)
Michael Shannon (“Animais noturnos”)
Melhor atriz coadjuvante
Viola Davis (“Um limite entre nós”)
Naomi Harris (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Nicole Kidman (“Lion: Uma jornada para casa”)
Octavia Spencer (“Estrelas além do tempo”)
Michelle Williams (“Manchester à beira-mar”)
Melhor roteiro original
Kenneth Lonergan (“Manchester à beira-mar”)
Damien Chazelle (“La la land: Cantando estações”)
Taylor Sheridan (“A qualquer custo”)
Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou (“O lagosta”)
Mike Mills (“20th century woman”)
Melhor roteiro adaptado
Barry Jenkins (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Luke Davies (“Lion: Uma jornada para casa”)
August Wilson (“Um limite entre nós”)
Allison Schroeder e Theodore Melfi (“Estrelas além do tempo”)
Eric Heisserer (“A chegada”)
Melhor fotografia
Linus Sandgren (“La la land: Cantando estações”)
Bradford Young (“A chegada”)
James Laxton (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Rodrigo Prieto (“Silêncio”)
Greig Fraser (“Lion: Uma jornada para casa”)
Melhor animação
“Zootopia”
“Kubo e as cordas mágicas”
“Moana: Um mar de aventuras”
“Minha vida de abobrinha”
“A tartaruga vermelha”
Melhor filme em língua estrangeira
“O apartamento” – Irã
“Terra de minas” – Dinamarca
“Um homem chamado Ove” – Suécia
“Tanna” – Austrália
“Toni Erdmann” – Alemanha
Melhor documentário
“O.J. Made in America”
“Fogo no mar”
“Eu não sou seu negro”
“Life, animated”
“A 13ª Emenda”
Melhor edição
John Gilbert (“Até o último homem”)
Joe Walker (“A chegada”)
Jake Roberts (“A qualquer custo”)
Tom Cross (“La la land: Cantando estações”)
Nate Sanders e Joi McMillan (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Melhor design de produção
“La La Land: Cantando estações”
“A chegada”
“Animais fantásticos e onde habitam”
“Ave, Cesar!”
“Passageiros”
Melhor cabelo a maquiagem
Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson (“Esquadrão Suicida”)
Eva Bahr e Love Larson (“Um homem chamado Ove”)
Joel Harlow e Richard Alonzo (“Star Trek: Sem fronteiras”)
Melhor figurino
Colleen Atwood (“Animais fantásticos e onde habitam”)
Joanna Johnston (“Allied”)
Consolata Boyle (“Florence: Quem é essa mulher?”)
Madeline Fontaine (“Jackie”)
Mary Zophres (“La la land: Cantando estações”)
Melhores efeitos visuais
Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones and Dan Lemmon (“Mogli: O menino lobo”)
Craig Hammack, Jason Snell, Jason Billington e Burt Dalton (“Deepwater horizon”)
Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould (“Doutor Estranho”)
Steve Emerson, Oliver Jones, Brian McLean e Brad Schiff (“Kubo e as cordas mágicas”)
John Knoll, Mohen Leo, Hal Hickel e Neil Corbould (“Rogue One: Uma história Star Wars”)
Melhor canção original
“City of stars” (“La La Land: Cantando estações”); música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul
“Audition (The fools who dream)” (“La la land: Cantando estações”); música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul
“Can’t stop the feeling” (“Trolls”); música e letra de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster
“The empty chair” (“Jim: The James Foley Story”); música e letra de J. Ralph e Sting
“How far I’ll go” (“Moana: Um mar de aventuras”); música e letra Lin-Manuel Miranda
Melhor trilha sonora
Micha Levi (“Jackie”)
Justin Hurwitz (“La la land: Cantando estações”)
Nicholas Britell (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Thomas Newman (“Passageiros”)
Dustin O’Halloran e Hauschka (“Lion: Uma jornada para casa”)
Melhor edição de som
Sylvain Bellemare (“A chegada”)
Renée Tondelli (“Deepwater horizon”)
Robert Mackenzie e Andy Wright (“Até o último homem”)
Ai-Ling Lee and Mildred Iatrou Morgan (“La la land: Cantando estações”)
Alan Robert Murray e Bub Asman (“Sully: O herói do rio Hudson”)
Melhor mixagem de som
Kevin O’Connell, Andy Wright, Robert Mackenzie e Peter Grace (“Até o último homem”)
Bernard Gariépy Strobl e Claude La Haye (“A chegada”)
Andy Nelson, Ai-Ling Lee and Steve A. Morrow (“La la land: Cantando estações”)
David Parker, Christopher Scarabosio e Stuart Wilson (“Rogue One: Uma história Star Wars”)
Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Mac Ruth (“13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”)