Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2017
Quatro dias após o início do ataque cibernético, o sistema da Caixa Econômica Federal continua fechado para evitar, com funcionamento parcial, apenas na rede corporativa. A restrição preventiva começou na sexta, após a deflagração do ataque global, que fez mais de 300 mil vítimas e até a tarde desta terça-feira não tinha sido restabelecida.
Com a medida, funcionários da Caixa ficaram impedidos de acessar, via rede do banco, sites de fora do banco e até mesmo receber e-mails e mensagens de computadores conectados por outra rede. Isso impede, por exemplo, que gerentes verifiquem o preço do valor do imóvel em um site externo para um financiamento à casa própria.
Procurada, a Caixa respondeu que realizou bloqueio preventivo de alguns serviços internos nos computadores do banco, para atualização de softwares de proteção, e que o acesso está sendo restabelecido gradualmente. Segundo o banco, nenhum serviço ao cliente foi afetado pelas medidas de proteção adotadas.
Outros órgãos do governo federal, que desligaram os computadores de maneira preventiva na sexta-feira (12), quando o ataque começou, informaram que já restabeleceram os sistemas. Encontram-se nesta situação o Ministério do Trabalho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o Itamaraty e a Petrobras.