Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Após receber indulto, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori seguirá internado

Compartilhe esta notícia:

Foto não datada do ex-presidente peruano Alberto Fujimori na cama, na prisão. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, que recebeu indulto no domingo (24), permanecerá hospitalizado em uma unidade de terapia intensiva em uma clínica de Lima, onde se recupera de uma arritmia cardíaca e de uma hipotensão, informou à agência de notícias AFP seu médico pessoal.

“A alta dependerá da evolução” do quadro de Fujimori, disse o médico Alejandro Aguinaga, que descartou a saída imediata do ex-presidente da clínica.

Aos 79 anos, ele está internado desde sábado (23) na clínica Centenário, para a qual foi levado de ambulância da base policial onde cumpria sua pena de prisão, no leste de Lima.

“Segue sob cuidados intensivos, sua evolução é favorável, mas ainda são necessários outros exames”, disse Aguinaga à AFP.

O congressista Kenji Fujimori, filho mais novo do ex-presidente, divulgou nas redes sociais um vídeo ao lado do pai na UTI, que revelam o rosto inchado do paciente.

“O tempo que permanecerá aqui não posso dizer, dependerá da resposta ao tratamento”, disse Aguinaga, recordando que Fujimori “tem várias patologias degenerativas e uma fibrilação auricular, um problema que vem se acentuando no coração”.

Fujimori já realizou seis cirurgias na língua por lesões cancerígenas, tem hipertensão e já sofreu um leve acidente vascular cerebral (ACV).

No domingo, Fujimori recebeu um indulto humanitário e o perdão do presidente Pedro Pablo Kuczynski, em uma decisão baseada na recomendação de uma junta médica oficial que examinou o ex-presidente no dia 11 de dezembro.

A referida junta “determinou que o Sr. Fujimori sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável e que as condições carcerárias significam um sério risco para sua vida, saúde e integridade”, ressaltou a presidência peruana.

O indulto humanitário para Fujimori foi o oferecimento que supostamente fez o governo de Kuczynski ao legislador Kenji Fujimori, seu filho, e outros nove congressistas para se absterem na última quinta-feira na votação pela destituição de Kuczynski, segundo sustenta o partido Força Popular, que tinha combinado votar a favor da medida.

O indulto provocou o protesto das famílias de 25 vítimas assassinadas por esquadrões da morte do Exército durante o regime de Fujimori. Esse caso foi o que acabou levando o ex-presidente à prisão, após ser condenado como responsável pelos homicídios.

Fujimori continua a ser popular apesar dos abusos cometidos durante o seu regime. Muitos o reconhecem por ter conseguido derrotar os guerrilheiros do Sendero Luminoso e do MRTA e estabilizar a economia após a crise produzida sob o primeiro governo de Alan García (1985-1990).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A deportação de brasileiros irregulares na Europa cresceu quase 40% neste ano
Hackers dizem ter derrubado mais de 5 mil contas do Estado Islâmico no Twitter
https://www.osul.com.br/apos-receber-indulto-o-ex-presidente-do-peru-alberto-fujimori-seguira-internado/ Após receber indulto, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori seguirá internado 2017-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar