Últimas Notícias > Notícias > Sem descanso no feriado, o Inter intensifica os preparativos para a sequência da Libertadores e a estreia no Brasileirão

Após um fim-de-semana com danos causados pelo temporal na Serra Gaúcha, a Defesa Civil reforçou o alerta para novas chuvas com queda de granizo em várias regiões do Estado

Houve relatos de problemas em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves. (Foto: Arquivo/Governo RS)

Após o forte temporal que atingiu a Serra Gaúcha no fim-de-semana, causando fortes estragos, na noite dessa segunda-feira a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta imediato para o risco de chuvas intensas, rajadas de vento e possível queda de granizo em pontos isolados na Região Metropolitana de Porto Alegre e zona Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Litoral do Estado.

Já a Marinha do Brasil chama a atenção para a forte probabilidade de ressaca marítima, entre as primeiras horas desta terça-feira e a manhã de quinta-feira. As ondas na faixa de orla do Oceano Atlântico entre os municípios de Mostardas (RS) e Paranaguá (PR) podem alcançar 3 metros de altura. O aviso é valido entre a próxima madrugada e quinta pela manhã.

Danos intensos

Por volta das 17h de sábado, um temporal acompanhado de granizo e fortes rajadas de vento atingiu Caxias do Sul, na Serra gaúcha, derrubando árvores e danificando residências. As pedras de gelo caíram por um período de 10 a 15 minutos (os relatos variam), destelhando mais de 100 casas (aproximadamente 40% delas localizadas no bairro Reolon). Cerca de 50 famílias solicitaram lonas ao Corpo de Bombeiros.

De acordo com técnicos da Defesa Civil do Estado, também foram registrados diversos pontos sem luz na região, além de alagamentos em ruas, causados por bocas-de-lobo entupidas, dificultando ou mesmo impedindo momentaneamente o escoamento da água. Os bairros mais atingidos foram Centro, São Pelegrino Rio Branco, Bela Vista, Panazzollo, Petrópolis, Cruzeiro, Nossa Senhora de Lourdes e Galópolis.

Houve problemas, ainda, na estrada ERS-122, que liga o município a Farroupilha. Esta última também entrou no roteiro do temporal, assim como Bento Gonçalves. Devido ao acúmulo de granizo, o trânsito permaneceu interrompido durante algumas horas na alça de saída da rodovia RSC-453, em Caxias do Sul, no chamado Viaduto do Torto.

(Marcello Campos)

Deixe seu comentário: