Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Aposentados e pensionistas do INSS reclamam do governo federal que vai depositar apenas um quarto do 13º salário em setembro

Compartilhe esta notícia:

Quem não fizer a comprovação de vida no tempo previsto poderá ter seu pagamento bloqueado. (Foto: Marcelo Camargo/Abr)

O Ministério da Fazenda elaborou uma proposta de parcelamento do adiantamento do 13 salário dos aposentados e pensionistas do INSS. No pagamento do mês que vem, que acontece de 24 de setembro a 7 de outubro, os segurados recebem 25% do valor. Uma segunda parcela, de 25%, seria paga na folha de outubro, entre os dias 26 daquele mês e 9 de novembro. A última parcela, com metade do abono, entrará na folha de pagamento de novembro, a ser paga do dia 24 a 7 de dezembro, com desconto do Imposto de Renda para quem ganha mais de 1.903 reais.

Desde 2006, o INSS paga o 13 benefício dos aposentados em duas parcelas. A primeira em agosto e a segunda em novembro. Neste ano, porém, o governo não editou o decreto com a antecipação do abono. De acordo com o Ministério da Fazenda, a crise econômica e a necessidade de um ajuste fiscal (redução das despesas públicas) inviabiliza a antecipação de metade do abono de uma vez só.

A proposta foi criticada pelas entidades que representam os aposentados. “É transformar os benefícios dos aposentados em crediário”, criticou Carlos Ortiz, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical).

A Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas) destacou que a falta de dinheiro não é desculpa para o calote do abono. “Existem recursos suficientes para pagar em uma parcela. O Ministério da Fazenda está fazendo um jogo para aprovar o pacote fiscal”, disse Iburico Fernandes, diretor da entidade. O Sindnapi entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o abono seja pago como antes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lula tenta convencer Dirceu a se desfiliar do PT
Salário do juiz Sérgio Moro em abril passou de 77 mil reais
https://www.osul.com.br/aposentados-e-pensionistas-do-inss-reclamam-do-governo-federal-que-vai-depositar-apenas-um-quarto-do-13o-salario-em-setembro/ Aposentados e pensionistas do INSS reclamam do governo federal que vai depositar apenas um quarto do 13º salário em setembro 2015-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar