Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > O combate à evasão escolar é um dos desafios da rede municipal de ensino de Porto Alegre para o ano que vem

App que acompanha frota de ônibus de POA já tem mais de 100 mil usuários


O sistema de localização por serviço de posicionamento global (GPS) está presente em 100% da frota de ônibus de Porto Alegre. (Foto: Alex Rocha/Arquivo PMPA)

Em um mês, mais de 100 mil pessoas já baixaram o aplicativo para smartphone que permite acompanhar em tempo real 100% da frota de ônibus de Porto Alegre. O número representa um terço dos 360 mil passageiros que utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo. O aplicativo, que foi lançado pela prefeitura no dia 14 de agosto, oferece horários e trajetos, indica quais linhas param no local desejado e quais características do veículo — acessibilidade ou ar-condicionado. A tecnologia está disponível no aplicativo Tri Transporte Integrado de Porto Alegre e pode ser instalada gratuitamente em sistemas Android e IOS.

No início do mês, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promoveu ação na Rodoviária para orientar usuários sobre o uso correto do GPS. A obrigatoriedade do sistema foi regulamentada pelo decreto municipal 19.836/2017, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e que estabelece prazos e critérios gerais no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus. As normas são implementadas pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).