Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Sine Municipal disponibiliza mais de 180 vagas de emprego a partir de amanhã

Aprenda como evitar exageros durante a Páscoa

A autora do best-seller "Código Secreto do Emagrecimento" ensina a controlar a compulsão durante o período. (Foto: Pixabay)
Por Gabriella Rocha*

Em menos de quinze dias, começa a época do ano em que o consumo do chocolate se multiplica exponencialmente: a Páscoa! O comércio já anuncia a chega deste evento desde o início de março, com as gondolas recheadas de ovos pascoais e cestas com doces! Mas, como evitar exageros nestes dias, com tantas tentações? A especialista em obesidade, Gladia Bernardi, dá algumas dicas!

“A Páscoa é uma data muito esperada e, quando o momento chega, muitos se encontram em um nível de ansiedade altíssimo para ganhar ou até comprar diferentes tipos de chocolate. Além disso, muitos utilizam o momento para realizar brincadeiras como “amigo secreto” de ovo de Páscoa, ou acham outros motivos para ganharem e consumirem ainda mais doces”, comenta a autora do best-seller “Código Secreto do Emagrecimento”. Gladia relembra que consumir açúcar nunca faz bem para a saúde, mas, ainda assim, não é necessário se privar 100% do prazer, principalmente em datas especiais. Mas vamos logo para as dicas?! Confira:

  • Treine sua mente: “Se você começar a comer chocolate pensando que é Páscoa e, por esse fato, pode comer ‘como se não houvesse amanhã’, com certeza irá ganhar os quilos que não deseja e não precisa. Por isso, controle o seu pensamento e treine sua mente para que não tenha atitudes compulsivas. Sim, a Páscoa é muito boa, mas temos chocolate disponível o resto do ano em qualquer supermercado. Coma com moderação e sem culpa”, ela aconselha.
  • Controle os seus sentimentos: ” Quando nos alimentamos com sentimentos ruins, que surgem devido a pensamentos negativos, como foi pontuado anteriormente, nossas células também irão receber mensagens ruins. Por isso, quando comemos o chocolate, por exemplo, pensando que vamos engordar, automaticamente o corpo vai entender que aquele alimento ingerido engorda. Uma coisa acaba levando à outra”, comenta Gladia.
  • Não seja “escravo” das suas vontades: “Nossa mente pode nos instruir, de forma equivocada, a comermos uma quantidade exagerada de chocolate na Páscoa, já que ela acontece apenas uma vez ao ano, que na segunda-feira seguinte não comeremos mais chocolate, que um pouco a mais não vai engordar, e assim por diante. Essas atitudes viciam o cérebro e criam um padrão alimentar ruim e desnecessário”, explica.
  • Cultive bons hábitos alimentares: “A minha dica é que, se você já se considera uma pessoa que está acima do peso por conta dos maus hábitos, que foram viciando o seu cérebro desde quando você era criança, é importante começar a mostrar que existem rotinas saudáveis que a sua mente também pode aprender aos poucos. É uma questão de mudança de perspectiva, onde a Páscoa não será um motivo para comer exageradamente, mas, sim, uma data em que é permitido comer chocolate de forma moderada”, finaliza.

E aí?! Preparados para aproveitar a Páscoa, com moderação e consciência?

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Deixe seu comentário: