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Aprenda como potencializar as propriedades dos alimentos

Poder nutritivo de alguns alimentos só fazem efeito no organismo humano quando aliado a outros. (Foto: Pixabay)
Por Gabriella Rocha*

A combinação de alguns alimentos, além de potencializar suas propriedades, pode fazer muito bem para o organismo. Algumas destas podem aumentar em mais de mil vezes a absorção dos benefícios de determinados itens. A nutricionista e pesquisadora Aline Quissak listou nove elementos que fazem parte desse grupo.

Cúrcuma + pimenta do reino: A curcumina presente na cúrcuma (açafrão da terra) é um poderoso anti-inflamatório natural. O organismo humano, entretanto, não consegue absorvê-lo espontaneamente. Para isso, usa-se a piperina, encontrada na pimenta do reino, que potencializa sua absorção em mais de mil vezes. A melhor proporção para esse efeito é 3:1 (a cada 3 medidas de cúrcuma, uma de pimenta do reino). O recomendado é consumir uma colher de chá de cúrcuma por dia para obter os efeitos medicinais dessa raiz.

Banana + nozes: A banana é muito importante para a saúde do coração e da musculatura. Muito utilizada como pré-treino por fornecer energia ao corpo, também auxilia no condicionamento cardiorrespiratório, devido ao fósforo presente na composição. Porém, sozinha a banana tem pontuação inflamatória no nosso corpo. “Não significa que ela cause mal. A orientação é não comer ela sozinha. A melhor opção, nesse caso, é consumi-la com nozes, devido ao seu poder anti-inflamatório e a concentração de ômega 3. Assim, melhora a performance dos praticantes de atividades e a proteção do coração da população em geral”, explica Aline. A proporção recomendada é de uma banana para três nozes.

Beterraba + laranja: Você já deve ter ouvido que beterraba tem grandes quantidades de ferro! É verdade. Se você tem anemia ou é vegano, saiba que o ferro da beterraba é chamado de “ferro não heme”, ou seja, um ferro não ativado. Por isso, quando adicionamos vitamina C, vinda da laranja ou do limão (se fizer suco use a laranja, se fizer salada opte pelo limão), ativamos o ferro e, então, ele será absorvido pelo nosso organismo. Para cada 50g de beterraba, acrescente 10g de suco de laranja ou limão.

 

Cacau + frutas vermelhas: Quando unimos os antioxidantes do cacau com o ácido elágico das frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo e framboesa), temos uma proteção potente para o tratamento do câncer de mama. “Por regular o estrogênio, essa combinação é ótima para mulheres com TPM intensificada”, lembra a nutricionista. Para cada 20g de chocolate 70% cacau, consuma 100g de morango.

 

Damascos ou tâmaras + coco: Tanto o damasco quanto as tâmaras possuem um nível elevado de potássio e vitamina A. Quando unimos potássio + vitamina A + o TCM – que é a gordura do coco -, ativamos as sinapses dos neurônios, melhorando a memória, o foco e a concentração. A proporção recomendada é de 2 damascos secos/tâmaras para 20g de coco seco.

 

Shitake ou shimeji + tomate cereja: Os cogumelos possuem antioxidantes que não são encontrados em outros alimentos, mas nem sempre conseguimos absorver essa quantidade de nutrientes. Para isso, é importante comê-los com tomate cereja, que, devido a quercetina associada e licopeno, transportam nutrientes dos cogumelos shitake e shimeji para o cérebro e para o coração. Atenção: para isso acontecer, eles precisam ser refogados por pelo menos 8 min. O consumo recomendado é de uma xícara de chá: preenchida metade com cogumelos, metade com tomates cereja.

 

Acerola + melão: Acerola é a fruta mais anti-inflamatória existente no Brasil. Sozinha, é poderosa aliada no tratamento de doenças como artrite, artrose, câncer (que não seja de estômago), depressão e até Alzheimer. Quando juntamos essa fruta ao melão, temos o efeito anti-inflamatório prolongado, graças a glutationa. Se as frutas forem consumidas de duas a três vezes na semana, farão efeito durante a semana inteira.

 

Café + óleo de coco filtrado: O óleo de coco extravirgem possui, entre outras substâncias, uma gordura chamada TCM (triglicerídeos de cadeia média). Quando o filtramos (Lotus de Coco), temos apenas o TCM isolado. Essa gordura é a única que não passa pelo fígado para ser metabolizada, indo direto para o sistema nervoso central. Por isso, quando unimos o TCM com a cafeína do café, ele a carrega direto para o cérebro, dando energia rápida para quem consome a mistura. “Essa não é uma mistura termogênica como muitos acreditam, é uma mistura para aumentar o rendimento nos treinos ou dar um ‘up’ em quem está cansado”, alerta. Para cada xícara de café (80ml), uma colher pequena de óleo de coco (5ml). Atenção: o consumo não é recomendado para quem sofre de ansiedade!

Linhaça + semente de abóbora: As sementes são uma estratégia usada pelos nutricionistas para regular o ciclo menstrual das mulheres. A linhaça já é uma “superfood”, mas quando a consumimos junto com a semente de abóbora, ela cria um equilíbrio entre progesterona e estrogênio, o que melhora o humor e disposição no início do ciclo de menstruação. É recomendado que se consumo uma colher de sopa de cada a partir do primeiro dia de menstruação até o 15º dia do ciclo.

 

Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

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