Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A Argentina e o Uruguai reforçam o interesse em sediar a Copa de 2030. Os países pretendem sediar o Mundial em conjunto no aniversário de 100 anos do torneio

Compartilhe esta notícia:

Tabaré Vázquez (E) e Mauricio Macri trabalharão na candidatura conjunta. (Foto: Reprodução)

Argentina e Uruguai vão manter os planos de sediar em conjunto a Copa do Mundo de 2030, informou o secretário de Esportes da Argentina, Carlos Mac Allister, nesta quarta-feira. De acordo com ele, “o pontapé inicial já foi dado” para a candidatura dos dois países, que deve enfrentar a concorrência da China.

“Está firme a decisão de ambos os presidentes [dos países], junto com os presidentes das federações, de levar adiante a candidatura para 2030”, declarou Mac Allister em entrevista ao canal TyC Sports.

O “pontapé inicial”, segundo o secretário, foi a formação de uma comissão com representantes de ambos os governos para “analisar os aspectos da organização”. A iniciativa foi aprovada pelos presidentes Mauricio Macri, de Argentina, e Tabaré Vázquez, do Uruguai.

O secretário argentino acredita que os dois países têm todas as condições para receber o grande evento. “Claro que estou de acordo com uma reforma nos estádios. Mas acredito que temos uma base de início muito importante. E temos 13 anos para desenvolver [estas mudanças]”, afirmou.

A última Copa disputada na América do Sul, no Brasil, em 2014, gerou preocupações à Fifa e diversas críticas por causa do excessivo gasto com estádios. Ao fim do torneio, as avaliações negativas se estenderam aos “elefantes brancos”, caso principalmente da Arena da Amazônia e do Mané Garrincha.

No caso da Argentina, há o agravante da situação econômica atribulada no momento. “Não vejo algo negativo. O investimento será um avanço importante não apenas em matéria esportiva como também em outros muitos temas para se chegar a um Mundial. São investimentos que, chegado o momento certo, tem retorno importante para o país”, afirmou Mac Allister.

Com orçamentos mais limitados em comparação aos futuros concorrentes, a candidatura conjunta aposta no fator emocional para levar ao Uruguai a segunda Copa do país, justamente 100 anos depois do primeiro Mundial da história. Na época, os uruguaios venceram os argentinos na final. Foram campeões ainda em 1950, sobre o Brasil. A Argentina foi campeã em 1978 e 1986.

Coreia

A Coreia do Sul também pretende apresentar uma candidatura com China, Japão e Coreia do Norte para sediar a Copa do Mundo de 2030, manobra com a qual espera terminar com o isolamento de Pyongyang. O novo presidente sul-coreano Moon Aje-In falou da iniciativa com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, na última segunda-feira.

“Queremos começar as conversas com China e Japão sobre esse projeto o quanto antes”, explicou à agência AFP o porta-voz da Associação Coreana de Futebol (KFA), Cho Jun-Heon. Coreia do Sul e Japão já organizaram de maneira conjunta o Mundial de 2002, deixando de lado a vizinha do norte, que estava oficialmente em guerra.
.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Fim de jogo. Grêmio vence por 3 a 1 e está classificado
Brasileiro Hélio Castroneves sai ileso de acidente espetacular na Fórmula Indy
https://www.osul.com.br/argentina-e-o-uruguai-reforcam-o-interesse-em-sediar-copa-de-2030-os-paises-pretendem-sediar-o-mundial-em-conjunto-no-aniversario-de-100-anos-do-torneio/ A Argentina e o Uruguai reforçam o interesse em sediar a Copa de 2030. Os países pretendem sediar o Mundial em conjunto no aniversário de 100 anos do torneio 2017-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar