Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia As instituições que mais acertam as estimativas reduzem a projeção da taxa básica de juros para 9% no fim do ano

Compartilhe esta notícia:

As previsões são da pesquisa Focus do Banco Central. (Foto: Reprodução)

O grupo de analistas que mais acerta as previsões na pesquisa Focus do BC (Banco Central) reduziu as perspectivas para a Selic (a taxa básica de juros) tanto neste ano quanto no próximo, depois que o BC indicou que o cenário básico é de antecipação do ciclo de queda dos juros. O Top-5, que reúne as instituições que mais acertam as projeções, reduziu a expectativa para a Selic em 2017 a 9%, de 9,50% anteriormente. Para 2018, a projeção caiu ainda mais, a 8,75% ante 9,25%.

Na sexta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do País, e os analistas devem ficar atentos ao número para avaliar os próximos movimentos do Copom (Comitê de Política Monetária), que vem reduzindo juros desde outubro.

Já a média dos analistas manteve estável a projeção do mercado para a inflação em 2017, em 4,36%, após oito semanas de queda. A taxa, no entanto, já está abaixo do centro da meta do governo para o ano, que é de 4,5%. O Boletim Focus, documento do Banco Central que reúne as avaliações das principais instituições financeiras.

Para a média geral dos analistas, houve pequena elevação da previsão para o crescimento da economia brasileira em 2017, de 0,48% para 0,49%. Para 2018, a projeção também subiu, de 2,37% para 2,39%.

Outros indicadores se mantiveram estáveis, como a previsão para a taxa Selic – de 9,25% no fim de 2017 e 9% no fim de 2018 – e para o câmbio – R$ 3,30 no fim deste ano e R$ 3,40 no fim do próximo. (AG com Reuters)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Geração de emprego no RS deve crescer nos próximos meses, afirma presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch
Contra fraudes no Imposto de Renda, a Receita Federal monitora as redes sociais e usa até espiões
https://www.osul.com.br/as-instituicoes-que-mais-acertam-as-estimativas-reduzem-a-projecao-da-taxa-basica-de-juros-para-9-no-fim-do-ano/ As instituições que mais acertam as estimativas reduzem a projeção da taxa básica de juros para 9% no fim do ano 2017-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar