Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2015
O Facebook, a maior rede social do mundo, não terá exatamente um botão “não curti”, como deu a entender o presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, em anúncios recentes. Devem ser, na verdade, sete emojis para indicar emoções em relação ao conteúdo publicado, de acordo com sites especializados. A versão espanhola do site Engadget afirma que serão sete botões – desde o “curti” de sempre até amar, rir, ficar contente, surpreender-se, chorar e ficar bravo.
A mudança, informa o portal de tecnologia Venture Beat, começa ainda neste mês para usuários da Irlanda e da Espanha.
Para acessar o novo recurso, chamado “Reações”, o usuário terá de pressionar o botão “Curtir” quando estiver usando o app da rede social ou passar o mouse na versão para computador.
Segundo o site TechCrunch, os emojis deverão ser testados em apenas dois mercados, inicialmente. O Facebook escolheu a Irlanda, onde os usuários têm poucos amigos fora do país e formam um grupo de teste mais fechado, e a Espanha, para entender como o novo recurso vai funcionar com quem não fala inglês.
O TechCrunch também afirma que os dados colhidos por meio dos novos botões deverão, no futuro, estar disponíveis para os donos de páginas. Assim, eles poderão ter um controle mais refinado do sentimento do público em relação ao conteúdo que publicam, o que deve ajudar o Facebook a gerar mais receita com publicidade, assinala o portal.
Em setembro, Zuckerberg anunciou que a rede social estava trabalhando em algo relacionado ao “não curti”, uma antiga demanda dos usuários.
O executivo afirmou que a empresa relutava em desenvolver algo do gênero porque temia chegar em algo similar ao fórum Reddit, no qual usuários podem votar para promover o conteúdo. “Você não quer compartilhar algum momento que foi importante para você no seu dia e ter alguém votando isso ‘para baixo’”, afirmou. “O que eles [os usuários do site] querem é a habilidade de expressar empatia. Nem todo momento é um bom momento.”
Não há nenhuma informação oficial sobre quando as “Reações” serão lançadas em outros países, entretanto, é típico do Facebook lentamente introduzir novas funcionalidades e depois ajustá-las com base no feedback que recebe de grupos menores de usuários.