Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Assembleia de Cuba indica Miguel Díaz-Canel para suceder Raúl Castro na presidência do país

Compartilhe esta notícia:

Presidente cubano Raúl Castro (esq.) acena para seu futuro sucessor, Miguel Días-Canel. (Foto: Reprodução)

A ANC (Assembleia Nacional Cubana) anunciou nesta quarta-feira (18) o nome de Miguel Díaz-Canel como futuro presidente do país. O anúncio ocorreu no primeiro dia da reunião da Assembleia e comprova que não haverá nenhuma surpresa na transição de governo em Cuba. A ilha se despede da Presidência de Raúl Castro, que em 2008 sucedeu o irmão, Fidel, líder da revolução socialista de 1º de janeiro de 1959.

Mesmo sendo candidato único, o engenheiro Díaz-Canel, de 57 anos, ainda deverá ser confirmado numa votação na quinta-feira. Seu nome deverá ser aprovado pelos 605 deputados que integram a ANC. A Assembleia discutia ainda os 30 outros nomes que vão compor o Conselho de Estado cubano, o organismo executivo da ilha. Raúl Castro manterá sua influência, como primeiro-secretário do Partido Comunista Cubano.

Em Havana, a maior parte da população segue sua vida naturalmente neste momento de troca de governo, mas com algumas expectativas. Muitos sonham que o fim da era dos Castro possa acelerar as mudanças econômicas que a ilha atravessa desde 2008.

Espera-se, por exemplo, que o novo governo possa acelerar a unificação das duas moedas com as quais o povo cubano convive, o que gera grande distorções na vida da população.

“Tomara que as coisas mudem mais rápido agora, e que a vida seja mais fácil para os cubanos”, afirmou Pilar Rodríguez, que vende lanches clandestinamente perto do aeroporto de Havana.

Díaz-Canel e Raúl Castro chegaram juntos à sessão da Assembleia, transmitida pela TV estatal, sob aplausos dos 605 deputados, que foram eleitos em março e tomaram posse hoje. O nome do novo presidente de Cuba só será anunciado oficialmente nesta quinta-feira (19).

A data de 19 de abril, escolhida para a sucessão histórica, corresponde ao 57º aniversário da vitória cubana na Baía dos Porcos, quando foram derrotadas as tropas anticastristas arregimentadas e armadas pelos Estados Unidos que tentaram invadir a ilha e derrubar o governo revolucionário. Cuba a considera “a primeira derrota do imperialismo na América Latina” em 1961.

Raúl Castro, de 86 anos, encerrará uma era em Cuba ao passar o poder a um sucessor mais jovem, 12 anos depois de suceder seu irmão mais velho Fidel Castro, que deixou a Presidência oficialmente em 2008, dois anos depois de se licenciar por razões de saúde, e morreu em 2016. O caçula dos irmãos Castro não renunciará a todas as suas funções. Ele continuará atuando como secretário-geral do PCC (Partido Comunista de Cuba) até 2021.

Díaz-Canel vem sendo preparado para assumir a Presidência da ilha desde 2003, quando tornou-se secretário do partido na província de Holguín. Raúl Castro não o convocou a Havana até 2009, quando ele assumiu o Ministério da Educação. Em 2012, Díaz-Canel tornou-se vice-presidente do Conselho de Ministros. Em 2013, passou a vice-presidente do Conselho de Estado. Foi quando Raúl Castro, num discurso, o apontou como sucessor: “Ele não é um novato ou improvisado”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tomar banho todos os dias é considerado um hábito básico de higiene, mas pesquisadores de uma universidade nos Estados Unidos discordam
Confederação Nacional da Indústria quer que jornada trabalhista passe de 44 para 80 horas semanais
https://www.osul.com.br/assembleia-de-cuba-indica-miguel-diaz-canel-para-suceder-raul-castro-na-presidencia-do-pais/ Assembleia de Cuba indica Miguel Díaz-Canel para suceder Raúl Castro na presidência do país 2018-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar