Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Assembleia de Minas pede indiciamento de 13 pessoas na tragédia de Brumadinho

Compartilhe esta notícia:

Rompimento de barragem, há um ano, matou 270 pessoas. (Foto: Agência Brasil)

O relatório final da investigação das causas da tragédia de Brumadinho (MG) foi apresentado nesta quinta-feira (12). A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi quem apresentou e pediu o indiciamento de 13 pessoas por homicídio e lesão corporal com dolo eventual, entre outros crimes.

O documento, aprovado por unanimidade pelos sete integrantes da CPI, será entregue à Polícia Civil e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), autoridades encarregadas das investigações criminais. Entre os 13 apontados pela CPI como responsáveis pela tragédia, 11 são dirigentes ou funcionários da Vale. Entre eles, o diretor-presidente da mineradora à época, Fábio Schvartsman, que se afastou das funções em março deste ano.

Os demais são os diretores Gerd Peter Poppinga, Lúcio Cavalli e Silmar Magalhães Silva; os gerentes Renzo Albieri Guimarães Carvalho, Alexandre de Paula Campanha, Joaquim Pedro de Toledo, Rodrigo Artur Gomes Melo e Marilene Christina Oliveira Araújo; o geólogo César Grandchamp; e a engenheira geotécnica Cristina Malheiros. Também foi pedido indiciamento de Makoto Namba e André Jum Yassuda. Os dois são engenheiros da Tüv Süd, empresa que assinou o laudo de estabilidade de barragem.

A tragédia de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro deste ano, quando a barragem B1 da mineradora Vale se rompeu e liberou no meio ambiente uma onda de rejeitos que causou a morte de 249 pessoas, poluição e destruiu comunidades. De acordo com o último levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais, 21 pessoas ainda estão desaparecidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Fãs de Anitta são suspeitos de cometer furto para homenagear a cantora
Frente fria começa e dia amanhece chuvoso no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/assembleia-de-minas-pede-indiciamento-de-13-pessoas-na-tragedia-de-brumadinho/ Assembleia de Minas pede indiciamento de 13 pessoas na tragédia de Brumadinho 2019-09-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar