Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Assessora do presidente dos EUA, Donald Trump, Ivanka Trump vira a maior confidente do pai na Casa Branca

Compartilhe esta notícia:

Os dois trocam ideias da manhã à noite, de acordo com assessores. (Foto: AFP)

Um mês antes de Donald Trump se eleger presidente dos EUA, ele e seus assessores testemunharam um momento no qual sua filha não foi capaz de manter a fachada de cuidadosa calma que sempre ostenta. Na Trump Tower, o candidato estava se preparando para um debate quando um assessor chegou correndo com a notícia de que o jornal The Washington Post estava para publicar um artigo no qual afirmava que Trump havia se vangloriado de apalpar as partes íntimas de mulheres.

Ivanka Trump se uniu ao grupo de pessoas que estavam esperando para assistir a um vídeo sobre o episódio, e o pai dela insistiu em que a maneira pela qual a declaração havia sido descrita não parecia o tipo de coisa que ele diria. Quando a gravação enfim mostrou que ele estava errado, Trump reagiu de modo ranzinza. Ele concordou em dizer que lamentava o acontecido se alguém tivesse se ofendido. Assessores disseram que isso não seria suficiente.

Ivanka argumentou enfaticamente em favor de um pedido de desculpas claro, de acordo com diversas pessoas que estavam presentes durante a discussão sobre a crise, no escritório de Trump no 26º andar do edifício.

Criada em meio a um redemoinho de manchetes de tabloides, Ivanka amadureceu se retratando como uma pessoa composta, voltada à família. O marketing de sua linha de roupas incluía slogans sobre o poder da mulher, e ela estava escrevendo os últimos capítulos de um livro sobre o assunto. A filha do então candidato expôs sua opinião, mas Trump se manteve irredutível. Os olhos de Ivanka se encheram de lágrimas, seu rosto ficou rubro, e ela saiu apressadamente da sala, muito frustrada.

Sete meses depois, ela é a principal confidente do seu pai na Casa Branca, uma assessora cujas funções não parecem ter parâmetros bem definidos, mas que a torna a mulher de posto mais elevado em uma equipe formada quase inteiramente por homens. Os dois trocam ideias da manhã à noite, de acordo com assessores. Ainda que ela não tenha experiência de governo ou política pública, Ivanka planeja revisar alguns decretos antes que sejam assinados, de acordo com funcionários da Casa Branca.

Ela se comunica com os membros do gabinete sobre os assuntos que a interessam. Reúne-se uma vez por semana com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. Em entrevistas na semana passada, ela disse que sua intenção era funcionar como influência moderadora em um governo conduzido ao poder por sentimentos nacionalistas. Outros funcionários do governo informam que ela se pronunciou sobre assuntos como o clima, deportações e a política para refugiados.

Embora Ivanka tenha declarado que estava buscando exercer mais influência, ela reconheceu ser novata em Washington. “Ainda estou nos estágios iniciais de aprendizado sobre como tudo funciona”, disse. “Mas já sei o suficiente para ser uma voz mais proativa na Casa Branca”.

Ivanka Trump, de 35 anos, ex-modelo, se tornou empresária e incorporadora no ramo da hotelaria e diz que seu foco será a desigualdade entre os gêneros, nos Estados Unidos e no exterior. Ela pretende criar um programa federal de licença-maternidade paga, quer reduzir os gastos das famílias com a criação de seus filhos e pretende criar um fundo mundial de apoio às mulheres empreendedoras, entre outros esforços. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente da Funai é exonerado do cargo em meio a conflitos entre índios e fazendeiros
Denunciado por homicídio, o Doutor Bumbum pode pegar até 30 anos de prisão
https://www.osul.com.br/assessora-presidente-dos-eua-donald-trump-ivanka-trump-vira-maior-confidente-pai-na-casa-branca/ Assessora do presidente dos EUA, Donald Trump, Ivanka Trump vira a maior confidente do pai na Casa Branca 2017-05-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar