Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2019
16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Para marcar a data, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) lança, em todo o país, a campanha Tudo de Pão Para Você, que tem como grande estrela o nosso tradicional pão francês, carro chefe da indústria da panificação nacional.
“Apesar do nome, o pãozinho francês é coisa muito nossa”, lembra José Batista de Oliveira, Presidente da Associação. “Ele é a cara do Brasil e o principal produto das nossas padarias, representando, sozinho, 45% da venda de pães no país. E não é para menos, quem não tem uma lembrança gostosa, um momento especial ou uma memória afetiva que envolva um pão quentinho, o cheiro de café recém passado e os amigos ou a família reunidos? É ele quem está nas mesas dos brasileiros há décadas, e cada um tem um jeito de comer pão francês. Agora, a ABIP quer saber: qual é o seu?”
A campanha vem para resgatar e intensificar a relação dos brasileiros com o alimento, um dos mais versáteis do cardápio. Com manteiga, com presunto, com molho, com doce de leite, com fruta, com pipoca, as combinações são as mais diferentes e pessoais possíveis, afinal, cada um tem um acompanhamento favorito.
Padrão de qualidade
“A campanha é um convite para que os clientes visitem as padarias de todo o Brasil, valorizem esse produto que é tão nosso, levem para casa o pão francês fresquinho e saboroso. Por isso, entendemos que era importante nos comunicarmos também com as padarias, com aquelas pessoas que colocam a mão na massa para fazer o alimento, para que elas estivessem preparadas para essa grande comemoração. Hoje, estamos falando com todo o Brasil, mas nosso trabalho começou bem antes para garantir que neste Dia Mundial do Pão tudo estivesse perfeito”, revela Batista.
Nos últimos meses, a ABIP trabalhou intensamente na difusão da norma ABNT NBR 16170 que, desde 2013, estabelece os critérios de padronização e qualidade para produção do pão francês ideal. Junto às entidades de panificação filiadas, a Associação criou uma grande ação que envolveu padarias de todo o país. A ABIP forneceu informações e materiais educativos gratuitos para os padeiros, com todas as orientações de produção do pão francês. “Esta ação foi fundamental para elevar a qualidade do produto vendido em todo o país e garantir que, ao chegar às padarias, o consumidor receba o pãozinho do jeito que ele espera: dourado e crocante por fora, macio e aveludado por dentro”, explica Batista. Os materiais distribuídos para as panificadoras de todo o país incluem vídeos instrutivos e apostilas com o passo a passo para a produção do pão francês ideal, e continuam à disposição das padarias por meio das entidades de representação em cada cidade.