Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Astronauta cresce 5 centímetros após passar um ano no espaço

Compartilhe esta notícia:

Scott Kelly passou 340 dias no espaço, um recorde para astronautas americanos. (Foto: Reprodução)

No período de 340 dias em que esteve a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional), o astronauta americano Scott Kelly realizou centenas de experimentos, mas seu corpo também sofreu alterações. De acordo com a Nasa (agência espacial americana), Kelly retornou à Terra 5 centímetros mais alto do que quando deixou o planeta.

O fenômeno, que pode parecer estranho, é comum entre astronautas. Sem a pressão exercida pela gravidade, os espaços entre os discos da coluna vertebral se expandem, alongando a espinha.

A diferença na altura foi notada na checagem logo após o pouso da cápsula Soyuz, na quarta-feira (2), no Cazaquistão. Mesmo que a medição não fosse tomada, Kelly perceberia ter ficado mais alto rapidamente. Uma das primeiras pessoas com quem se encontrou após o retorno da longa jornada foi o seu irmão gêmeo idêntico, Mark Kelly.

O aumento da estatura já era esperado. Agora, exames médicos e materiais coletados durante a estadia de Kelly na ISS serão comparados com os de Mark. O objetivo dos pesquisadores é compreender melhor o efeito sobre o organismo humano de longas jornadas no espaço. A ideia é que os estudos possam viabilizar o envio de missões tripuladas para regiões mais longínquas, como Marte.

A marca de 340 dias no espaço foi um recorde para um astronauta americano, mas cosmonautas russos já haviam ficado por mais tempo a bordo da MIR, destruída intencionalmente em 2001. Contudo, é a primeira vez que cientistas estudam os efeitos da microgravidade no organismo em longos períodos.

Irmão gêmeo.

Os pesquisadores fizeram um acompanhamento detalhado de dados da saúde de Kelly e de seu irmão gêmeo, que também é astronauta. O estudo comparativo completo só deve ser divulgado dentro de seis meses. Ter um irmão gêmeo idêntico foi um dos motivos que levaram a escolha de Kelly para a missão. Como eles possuem a mesma herança genética, a Nasa poderá comparar dados psicológicos e físicos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Pesquisa indica que o pernilongo pode transmitir o vírus zika
Novos celulares que estão sendo lançados no mercado já não trazem tantas novidades assim
https://www.osul.com.br/astronauta-cresce-5-centimetros-apos-passar-um-ano-no-espaco/ Astronauta cresce 5 centímetros após passar um ano no espaço 2016-03-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar