Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Astrônomos descobrem um planeta quase tão quente quanto o sol

Compartilhe esta notícia:

O exoplaneta KELT-9b (D) orbita em torno da estrela KELT-9 (E). (Foto: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt)

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar com uma gigantesca e brilhante cauda de gás, que lembra um cometa, e cuja temperatura da superfície é superior a 4.300 graus centígrados, maior que a da maioria das estrelas. O planeta, batizado como KELT-9b e que orbita a estrela KELT-9, foi localizado a 650 anos luz da Terra, na constelação de Cygnus, de acordo com a pesquisa publicada nesta segunda-feira (5) na revista Nature.

O novo exoplaneta alcança durante o dia os 4.315 graus centígrados, ou seja, apenas 1.093 graus a menos que a temperatura do Sol. Além disso, a radiação ultravioleta da estrela que KELT-9b orbita é tão brutal que o planeta poderia literalmente evaporar devido ao intenso resplendor, produzindo uma cauda de gás brilhante.

Estas informações foram oferecidas por uma equipe liderada por astrônomos das universidades de Ohio State e Vanderbilt, ambas nos Estados Unidos, e que será apresentado na reunião da American Astronomical Society, que acontece esta semana em Austin, no Texas.

O exoplaneta é também um gigante gasoso com massa 2,8 vezes maior que Júpiter, mas que tem metade de sua densidade, pois a radiação extrema de KELT-9 fez com que sua atmosfera se inflasse como um balão.

Devido ao fato de o planeta estar sendo continuamente bombardeado pela radiação estelar, o calor é tão extremo que não é possível formar moléculas como a água, o dióxido de carbono e o metano.

“É um planeta segundo as definições típicas baseadas em massa, mas sua atmosfera é diferente de qualquer outro planeta que já vimos até agora devido a sua temperatura durante o dia”, explicou Scott Gaudi, professor de astronomia da The Ohio State University e coautor do estudo.

A razão par que sua temperatura seja tão alta é que a estrela que ele orbita tem mais que o dobro do tamanho e é quase duas vezes mais quente que o nosso Sol. (Efe)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Novo procedimento consegue controlar câncer considerado incurável
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de barrar a candidatura de Lula às eleições de outubro no Brasil
https://www.osul.com.br/astronomos-descobrem-um-planeta-quase-tao-quente-quanto-o-sol/ Astrônomos descobrem um planeta quase tão quente quanto o sol 2017-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar