Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Atrás de novos investimentos, vice-presidente Hamilton Mourão irá à China

Compartilhe esta notícia:

Com uma viagem planejada para a China na última semana de maio, Mourão deverá integrar uma comissão sino-brasileira de cooperação bilateral. (Foto: Romério Cunha/VPR)

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, confirmou que o Brasil quer manter a China como parceiro comercial estratégico.  “Tem que haver uma estabilidade nessa relação e, para isso, tem que haver confiança”, avaliou o vice, corroborando a declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que vão melhorar as relações diplomáticas com os chineses. “A China é muito importante ao Brasil”, disse o presidente.

Com viagem planejada para a China na última semana de maio, Mourão deverá integrar uma comissão sino-brasileira de cooperação bilateral. Será o momento, disse ele, de ambos os governos se apresentarem um ao outro. “Na relação tem que haver benefício mútuo”, observou. “Eles virão aqui comprar alimentos, por exemplo, e vão querer investir. Mas vão investir onde não queremos, e não onde eles querem”, completou.

O vice afirmou que conversou com o novo embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, e ressaltou que o presidente Jair Bolsonaro vai sentar e conversar com o presidente chinês Xi Jinping para deifnir uma agenda comercial estratégica.

Viagem à China

No mês passado, Bolsonaro prometeu melhorar as relações diplomáticas com a China, ao entregar a Carta Credencial ao embaixador Wanming. “A China é muito importante ao Brasil”, disse o presidente ao dar posse ao representante chinês.

Em nome do presidente Xi Jinping, Wanming convidou Bolsonaro para uma visita oficial à China, principal parceiro comercial do Brasil. O presidente brasileiro aceitou a proposta dizendo que já era sua intenção. “Se Deus quiser, a viagem será realizada”, afirmou Bolsonaro.

Viagem aos EUA

Hamilton Mourão embarcou na manhã desta sexta-feira (05) para sua primeira viagem aos Estados Unidos desde a posse do governo de Jair Bolsonaro. Entre os compromissos previstos está um encontro em Washington com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Mourão decolou na base área de Brasília e desembarca no final da tarde em Boston, primeira parada da viagem, que tem atividades agendadas até terça-feira (09). O vice terá encontros com empresários, estudantes, diplomatas brasileiros e dará palestras.

Segundo a programação divulgada pela assessoria do vice-presidente, ele concederá uma entrevista neste sábado ao filósofo e professor Mangabeira Unger, ministro nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Mourão também se encontrará em Boston com estudantes brasileiros da universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, e com o empresário Jorge Paulo Lemann.

O vice-presidente dará uma palestra sobre os primeiros 100 dias do governo de Jair Bolsonaro no domingo (07), no “Brazil Conference”. O evento tem previsão de reunir em palestras distintas parlamentares, governadores, juristas, o ministro Santos Cruz (Secretaria de Governo), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os candidatos a presidente em 2018 Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Federal vê atuação do ministro do Turismo em esquema com laranjas durante as últimas eleições
Bolsonaro confirma sua visita a países árabes no segundo semestre
https://www.osul.com.br/atras-de-novos-investimentos-o-vice-presidente-hamilton-mourao-ira-a-china/ Atrás de novos investimentos, vice-presidente Hamilton Mourão irá à China 2019-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar