Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Atualização dos mapas do Google mostra o Brasil com mais detalhes

Compartilhe esta notícia:

Dentre algumas das regiões adicionadas com as novas imagens está Brasília. (Crédito: Reprodução)

O Google incrementou seu serviço de mapas Google Maps e Google Earth com fotos mais nítidas da superfície terrestre, graças às imagens fornecidas pelo satélite Landsat 8. A novidade foi anunciada pelo gigante das buscas e pode ser acessada no recurso de “visualização por satélite”.

O destaque é que as fotos selecionadas não têm interferências de nuvens na paisagem, o que deixa o mapeamento com cores mais vivas e com melhor qualidade. Esses registros mais avançados mostram cidades em todo o mundo, inclusive no Brasil. Dentre algumas das regiões adicionadas com as novas imagens está Brasília.

A principal vantagem do satélite Landsat 8, quando o assunto é imagem, é a sua captura com grande detalhamento e cores mais reais, bem superior ao seu modelo anterior, o satélite Landsat 7.
Além disso, com a integração das novas fotos aos serviços de mapas do Google, o internauta pode visualizar um panorama mais atualizado, de forma gratuita. Os registros já estão disponíveis para qualquer usuário através do celular ou do computador.

Dessa forma é possível contrastar mais detalhes, mesmo em uma boa altitude, distinguindo construções, trajetos de rios, espaços arborizados, cobertos de gelo e mais pontos geoespaciais.
Esse processo é o mesmo utilizado por cientistas para fazer rastreio geográfico ao redor do mundo, como verificar os níveis de desmatamento e monitorar a superfície aquática.

Qualidade.

Para oferecer toda essa qualidade, o Google analisa as fotos enviadas pelo satélite, em uma quantidade que chega à petabytes, medida que equivale a mais de 1 milhão de gigabytes. São mais de 700 trilhões de pixels individuais para escolher o melhor resultado.

Para criar esse novo mosaico foram necessários 6 milhões de horas de processamento dos dados, explicou Elizabeth Davidoff, chefe de comunicação do Google Maps. O trabalho foi distribuído entre 43 mil computadores, o que levou uma semana.

“Se tivesse trabalhado com apenas um computador, o Google teria de começar a trabalhar no século 13 para conseguir lançar a novidade”, disse Elizabeth.

As imagens utilizadas na nova versão do aplicativo foram feitas com as técnicas aprimoradas incluídas neste satélite. O veículo foi colocado em órbita, em 2013, como parte de uma colaboração entre a Nasa (agência espacial americana) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos para acompanhar as mudanças na superfície terrestre.

O Landsat observa a Terra do espaço desde 1972, reunindo uma grande quantidade de informação sobre as mudanças na superfície do planeta ao longo do tempo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Aliados de Eduardo Cunha dizem que ele desistiu de renunciar. Seu objetivo agora é salvar a mulher e a filha
Em busca do foco
https://www.osul.com.br/atualizacao-dos-mapas-do-google-mostram-o-brasil-com-mais-detalhes/ Atualização dos mapas do Google mostra o Brasil com mais detalhes 2016-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar