Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Aumenta o número de mortos em ataques no Sri Lanka

Compartilhe esta notícia:

Uma série de explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka deixou 290 mortos e pelo menos 500 feridos. (Foto: Reprodução/Twitter)

O número de mortos após os ataques ocorridos em igrejas e hotéis de luxo no Sri Lanka chega a 290, além de 500 feridos, no domingo (21).

O porta-voz da polícia local, Ruwan Gunasekera anunciou que 24 pessoas foram detidas por suspeita de participação nos ataques. Os detidos estão sendo interrogados pela divisão de investigação criminal da Polícia, acrescentou Gunasekara. A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) anunciou que enviará uma equipe ao país.
Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques até o momento, mas o governo atribui as ações ao à organização radical islâmica National Thowheeth Jama’ath (NTJ). O ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene, disse que os autores dos ataques foram identificados como “extremistas religiosos” e pertenciam a um único grupo, sem dar mais detalhes.

O ministro da Saúde do país, Rajitha Senaratne, disse que sete das oito explosões foram cometidas por terroristas suicidas e que todos esses homens-bomba eram cidadãos do Sri Lanka.
Rajitha Senaratne, um porta-voz do governo, por sua vez, afirmou que o ataque coordenado deve ter contado com ajuda externa. “Não acreditamos que esses ataques foram executados por um grupo de pessoas restrito a este país. Esses ataques não teriam sido bem-sucedidos sem uma rede internacional”, disse. Por esse motivo, Senaratne vai pedir ajuda externa para rastrear ligações internacionais. A maior parte dos mortos é de cidadãos do Sri Lanka, mas há pelo menos 32 estrangeiros entre as vítimas, incluindo cidadãos da Bélgica, dos Estados Unidos, da China, do Reino Unido, da Índia e de Portugal.

Segundo o jornal New York Times, um alto integrante da polícia do Sri Lanka advertiu o governo, há 10 dias, sobre o risco de atentados contra igrejas no país, e que a minoria cristã do país estava na mira de um grupo islâmico radical chamado Thowheeth Jama’ath. Não ficou claro, no entanto, se as autoridades tomaram alguma medida adicional de segurança. O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe disse que não foi informado sobre a ameaça. “Temos que verificar por que precauções adequadas não foram tomadas”, disse ele.

Após os ataques, a embaixada dos Estados Unidos em Colombo advertiu que “grupos terroristas” continuam preparando ataques no Sri Lanka. A embaixada americana cita como possíveis alvos desses ataques espaços turísticos, centros de transporte, mercados, shoppings, instalações do governo, hotéis, clubes, restaurantes, lugares de culto, parques, eventos esportivos e culturais importantes, instituições educativas e aeroportos.

Ataques

Uma série de ao menos oito ataques à bomba contra três igrejas e quatro hotéis de luxo aconteceram no domingo (21), quando cristão comemoravam a Páscoa.

As primeiras seis explosões ocorreram às 08h45 (23h30 de sábado, em Brasília), em três hotéis de luxo e em uma igreja da capital do Sri Lanka, Colombo. Em seguida, ocorreram explosões em igrejas das cidades de Katana e Batticaloa. O sétimo atentado ocorreu no começo da tarde, em uma pousada no centro de Colombo. O oitavo ataque foi contra um condomínio residencial, também na capital do país.

As autoridades do país recomendaram que as pessoas fiquem dentro de casa para que a situação seja controlada. Também foi declarado estado de emergência e o governo impôs toque de recolher das 18h às 6h (horário local), além de anunciar que bloquearia temporariamente o uso das principais redes sociais do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Morre 24ª vítima de desabamento em Muzema, no Rio de Janeiro
Esquema de falsificação de exames toxicológicos de taxistas é descoberto pela EPTC
https://www.osul.com.br/aumenta-o-numero-de-mortos-em-ataques-no-sri-lanka/ Aumenta o número de mortos em ataques no Sri Lanka 2019-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar