Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Aumenta o surgimento de câncer de cólon entre pessoas com menos de 50 anos de idade

Compartilhe esta notícia:

Doença abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, silenciosa, por essa razão diagnósticos podem ser tardios (foto: reprodução)

A taxa de câncer de cólon continua aumentando entre as pessoas com menos de 50 anos nos Estados Unidos, enquanto a enfermidade baixou na população mais velha graças a melhoras na prevenção e no controle, segundo um estudo recente apresentado à população americana.

A pesquisa se baseia em análise de amostras de mais de 1 milhão de casos, entre 2004 e 2013, e estabelece que a quantidade de pessoas menores de 50 anos que foram diagnosticadas com câncer colorretal aumentou 11,4%, o que corresponde a um aumento anual médio de 1,28%. Durante o mesmo período, este tipo de câncer – que surge no cólon ou no reto – diminuiu 2,5% entre maiores de 50 anos.

Os resultados foram apresentados no congresso internacional Digestive Disease Week, realizado em San Diego, na Califórnia (EUA).

Além de notar um aumento na incidência de câncer de cólon na faixa etária referida acima, os cientistas descobriram “que uma grande proporção dos tumores detectados neste grupo já apareciam em estado avançado, o que é muito preocupante”, assinalou Elie Sutton, do Hospital Mount Sinai West de Nova York (EUA), o principal autor do estudo.

Sutton recordou que o levantamento feito há cinco anos já apontava um aumento da ocorrência da doença, como o observado nos adultos mais jovens. “Isto mostra que não temos feito o necessário para reduzir o risco de câncer colorretal entre os menores de 50 anos”, avaliou. Não obstante, destacou Sutton, a maioria dos tumores colorretais aparecem depois dos 50 anos de forma muito espessa ou como um pólipo no intestino.

Graças à colonoscopia é possível detectar e retirar esses tumores do intestino grosso antes que se tornem cancerígenos. O câncer colorretal foi o terceiro tipo de câncer mais comum nos Estados Unidos e o segundo mais mortal para a população americana em 2015, atrás somente do câncer de pulmão, segundo o Instituto Nacional de Câncer do país.

Doença silenciosa

A maioria dos casos em estágio inicial de câncer colorretal não apresentam quaisquer manifestações clínicas. Por isso, é importante ficar atento a qualquer mudança, sinal ou sintoma diferente, como diarreia ou constipação, sensação de que o intestino não é completamente esvaziado, presença de sangue nas fezes, dores abdominais tipo cólicas, sensação de inchaço abdominal, perda de peso sem motivo específico, cansaço e fadiga constantes.

Esses sintomas também estão relacionados a outras doenças, porém não são necessariamente sinais exclusivos do câncer colorretal. Entretanto, existindo qualquer um desses sintomas, um médico deverá ser consultado para o diagnóstico preciso e o início do tratamento caso necessário.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Veja sete coisas para fazer quando a TPM atacar
Conheça os curiosos remédios usados para curar reis e rainhas séculos atrás
https://www.osul.com.br/aumenta-o-surgimento-de-cancer-de-colon-entre-pessoas-com-menos-de-50-anos-de-idade/ Aumenta o surgimento de câncer de cólon entre pessoas com menos de 50 anos de idade 2017-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar