Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Aumenta para 23 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul neste ano

Compartilhe esta notícia:

Vítima não havia se vacinado contra a doença. (Foto: Banco de Dados)

O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo Reis, confirmou, na manhã desta quarta-feira (12), mais uma morte por gripe A no Estado. A vítima é uma idosa de 74 anos, moradora de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o secretário, ela tinha doença crônica, era obesa e não havia sido vacinada. A mulher foi infectada pelo vírus H3N2 e morreu no dia 29 de junho. Desde o início deste ano, foram registrados 23 óbitos por gripe A no RS.  ‏

A gripe A provoca sintomas semelhantes ao da gripe comum, como febre, dores no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça, porém eles são muitas vezes mais intensos, surgem de forma repentina e perduram por mais tempo. Essa gripe pode ser contagiosa entre sete a dez dias, especialmente até 24 horas depois da febre desaparecer.

HPV

Aumentar a cobertura vacinal contra o papiloma vírus humano (HPV) é o principal objetivo da mobilização que começou nesta quarta-feira (12), em todo o Rio Grande do Sul. A meta é imunizar de 600 a 700 mil adolescentes com a vacina que é destinada a meninas entre 9 a 14 anos e meninos na faixa etária de 11 a 14 anos. A cobertura vacinal é considerada muito baixa no estado, onde 60% das meninas fizeram a primeira dose e 40%, a segunda dose. Entre os meninos, a procura foi menor ainda. Apenas 6% receberam a primeira dose da vacina.

O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou que a vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades de Saúde e municípios gaúchos, durante o ano todo. De acordo com Gabbardo, a vacina assegura a proteção efetiva contra o HPV e, em consequência, diminui a incidência de câncer entre esta população no futuro. “Nosso objetivo é assegurar, entre os jovens vacinados hoje, uma menor incidência de câncer nos próximos 10, 20 e 30 anos”, afirma.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Uma cidade do interior gaúcho servirá de cenário para longa-metragem sobre um herói do povo judeu
5ª edição da Feira Brasileira do Varejo é aberta oficialmente em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/aumenta-para-23-o-numero-de-mortes-por-gripe-no-rio-grande-sul-neste-ano/ Aumenta para 23 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul neste ano 2017-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar