Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Aumentou a incidência de golpes contra os aposentados do INSS

Compartilhe esta notícia:

O segurado deve se proteger para não ser vítima de estelionatários. (Foto: Reprodução)

Com o aumento da incidência de golpes contra aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 461 denúncias pela Ouvidoria do instituto, além do vazamento de dados via internet, inclusive pelo Serpro, como o segurado deve se proteger para não ser vítima de estelionatários? O jornal O DIA consultou especialistas em cibersegurança para mostrar como se defender. As principais dicas, segundo Fábio Lutfi Machado, da empresa Qriar Cybersecurity, são manter sempre o programa de antivírus atualizado e desconfiar de ofertas de facilidades por ligações telefônicas, via WhatApp e SMS. “Seja em computador, laptop, celular ou tablet, o antivírus tem que estar atualizado”, orienta.

Machado afirma que os golpes são mais baseados em engenharia social, e menos por meios virtuais. “A fragilidade dos idosos é frequentemente explorada por cibercriminosos que se apoiam em fatores estruturais, como pouco nível de escolaridade, status socioeconômico baixo, por exemplo. Limitado acesso a serviços públicos também contribui com o aumento da vulnerabilidade. E isso torna os mais velhos um chamariz para fraudadores”, alerta Machado.

O especialista avalia que com a possibilidade de alguns aposentados terem 25% a mais no benefício para pagar cuidadores, conforme determinou recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ), as tentativas de golpe contra esses segurados podem aumentar.

“É recomendável sempre canais seguros de internet. É melhor evitar a aquela rede aberta grátis em lan house ou outro local, que podem ser chamariz para possível invasão”, diz Machado. O especialista orienta o usuário a verificar sempre se o certificado digital emitido é confiável e, em caso de sites governamentais que não são reconhecidos pelo navegador da internet tradicional, conferir se realmente está no domínio correto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O crédito consignado do INSS serve de chamariz para criminosos
As vendas de veículos novos no Brasil subiram 15% em agosto
https://www.osul.com.br/aumentou-a-incidencia-de-golpes-contra-os-aposentados-do-inss/ Aumentou a incidência de golpes contra os aposentados do INSS 2018-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar