Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Austrália decide a legalização do casamento homossexual com os australianos votando pelo correio

Compartilhe esta notícia:

Casamento gay será decidido pelo correio. (Foto: EFE)

A Austrália decidirá a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo por meio de uma votação pelo Correio. Nesta quarta-feira (data local), o Senado rejeitou proposta para convocar uma consulta popular sobre a matéria. A informação é da Agência EFE.

O Senado não obteve a maioria necessária para submeter ao debate o projeto de lei que convoca a consulta, iniciativa apoiada por 31 dos 76 senadores.

O plenário da Casa já havia rejeitado em novembro um projeto de lei para permitir o referendo sobre a união entre homossexuais, cuja convocação foi uma promessa eleitoral do primeiro-ministro Malcolm Turnbull.

A decisão abre as portas para que o governo conservador convoque a população a dar seu voto pelo Correio, medida que Turnbull anunciou ontem ao prever a rejeição no Senado. A medida não requer a autorização do Legislativo.

Na consulta voluntária pelo Correio, as cédulas serão distribuídas em 12 de setembro e deverão ser devolvidas com uma resposta até 7 de novembro.

Se a população for favorável à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, espera-se que a matéria seja debatida no plenário antes de 7 de dezembro, data na qual o Parlamento encerra suas sessões legislativas.

Os que se opõem ao referendo, entre eles os trabalhistas, os verdes e ativistas, consideram que um debate poderia acirrar a homofobia, por isso defendem que a legalização seja decidida no Parlamento.

Pesquisa recente, encomendada por uma organização não governamental (ONG) australiana de defesa do casamento igualitário, mostra que 72% dos cidadãos do país apoiam a legalização, enquanto o setor conservador cristão é contrário ao projeto.

A Austrália, que permite a união civil em muitos de seus estados, recebeu críticas de várias organizações pela lentidão na legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em dezembro de 2013, a Suprema Corte anulou uma legislação que permitia o casamento gay no Território da Capital Australiana, por considerar que a mesma viola a Lei Federal de Casamentos, de 1961.

Além disso, propostas legislativas similares fracassaram no estado da Tasmânia e em Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney.

Estado Islâmico

A polícia da Austrália confirmou na última sexta-feira (4) que o Estado Islâmico (EI) tinha desenvolvido um sofisticado plano para colocar um artefato explosivo no interior de um avião de passageiros no aeroporto de Sydney.

Os supostos terroristas, detidos no último sábado, tinham camuflado uma bomba dentro de um triturador de carne que seria despachado em um voo da companhia Etihad Airways no dia 15 de julho.

No entanto, esse primeiro plano foi abortado antes que o artefato passasse pelos controles de segurança do aeroporto, indicou o subcomissário de polícia Michael Phelan em uma coletiva de imprensa.

A bomba foi desarmada por um dos extremistas e um segundo plano foi acionado para montar um dispositivo químico com sulfureto de hidrogênio, uma substância altamente tóxica e fatal para as pessoas. Phelan qualificou o plano terrorista como um dos mais “sofisticados já tentados em solo australiano” e louvou a atuação dos serviços de inteligência para frustrar o ataque.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mãe vai presa por colocar coleira em seu bebê
Bancada gaúcha reúne-se com Michel Temer para tratar da crise na saúde
https://www.osul.com.br/australia-decide-legalizacao-do-casamento-homossexual-com-os-australianos-votando-pelo-correio/ A Austrália decide a legalização do casamento homossexual com os australianos votando pelo correio 2017-08-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar