Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Autoridades já temem que o derramamento de óleo atinja as praias do Rio

Compartilhe esta notícia:

O governo do Estado criou um grupo de trabalho especial para a vigilância da costa fluminense. (Foto: Inea-RJ)

O óleo derramado na costa do Nordeste já alcança sete praias do Espírito Santo e autoridades temem que ele possa chegar ao Rio de Janeiro nos próximos dias. De acordo com Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas, a direção e intensidade das correntes marítimas e ventos na superfície do mar serão determinantes para a chegada do óleo no Rio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro.

O governo do Estado criou um grupo de trabalho especial para a vigilância da costa fluminense. O objetivo é garantir uma pronta resposta em caso de o petróleo chegar por aqui. O grupo é coordenado pela secretária estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e composto por técnicos da secretaria e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Na última semana, o Inea realizou a capacitação de 80 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros e do próprio órgão ambiental, além de militares do Exército para atuação em caso de surgimento de óleo na costa”, informou o Inea em nota. “O treinamento incluiu atividade prática na praia, onde o grupo simulou atendimento de emergência.”

Desde segunda-feira, o Inea iniciou a capacitação dos 25 municípios costeiros do estado. Inicialmente, o foco será nos municípios do noroeste fluminense e região dos lagos e, na próxima semana, nos municípios da região metropolitana e do sul fluminense.

No treinamento, os participantes aprenderam técnicas de avaliação do cenário emergencial, coordenação de ações para limpeza das praias e destinação ambiental adequada do resíduo recolhido, com atividades práticas na praia do Açu. A capacitação também abordou diferentes tipos de cenários, de acordo com as características de cada praia, além das técnicas que devem ser empregadas para a retirada dos diferentes tipos de resíduos oleosos.

De acordo com o assessor técnico da Geopem e coordenador do treinamento, Ricardo Marcelo, ressaltou a importância da preparação dos municípios para que as equipes possam atuar com rapidez e eficácia:

Estamos nos preparando para o enfrentamento deste cenário, pois é fundamental que todos saibam o que fazer, e como fazer. A ideia também é que os municípios contribuam com o conhecimento que têm sobre as características e peculiaridades das faixas litorâneas”, disse.

O diretor de Sustentabilidade do Grupo Prumo, empresa que desenvolve o Porto do Açu, Eduardo Kantz, destacou que o apoio e a participação do complexo no treinamento é muito importante: “Uma atuação eficiente depende da cooperação de todos os envolvidos neste encontro”, pontuou.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Após paralisação devido a um problema no sistema de sinalização, Trensurb circula normalmente
Saque imediato do FGTS: Senado aprova Medida Provisória para trabalhador sacar até 998 reais; texto vai à sanção
https://www.osul.com.br/autoridades-ja-temem-que-o-derramamento-de-oleo-atinja-as-praias-do-rio/ Autoridades já temem que o derramamento de óleo atinja as praias do Rio 2019-11-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar