Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de cem pessoas morreram após a queda de um avião em Cuba

Compartilhe esta notícia:

Voo doméstico com 104 passageiros ia para Holguín. (Foto: Twitter)

Um avião da companhia aérea Cubana, um Boeing 737, com quase 40 anos de uso, caiu momentos depois da decolagem no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, nesta sexta-feira (18). Ao chegar ao local de acidente, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, havia falado em 113 pessoas a bordo da aeronave. O jornal estatal Granma calcula 105 passageiros. Com exceção de três mulheres resgatadas com vida, em estado crítico, todos morreram, diz o jornal. O periódico estatal informou no início da noite que a maioria das pessoas era cubana – inicialmente, havia informação de que os passageiros seriam todos estrangeiros. O Ministério das Relações Exteriores da Argentina confirmou haver dois argentinos entre as vítimas fatais do voo.

Ainda segundo o Granma, entre os mortos havia quatro crianças, sendo um bebê de 2 anos. A tripulação, por sua vez, era formada por cinco mexicanos, todos mortos.  A embaixada do México em Cuba ativou um protocolo de emergência para atender aos mexicanos em busca de mais informações sobre o acidente. E o governo de Cuba anunciou um voo partindo de Holguín para que famílias na cidade reconheçam as vítimas. Familiares chegaram durante todo o dia ao local do acidente.

O acidente

A aeronave seguia para Holguín, no Leste do país. A cidade é a quarta mais populosa de Cuba, com cerca de 300 mil habitantes. Nos últimos anos, a cidade também vem se firmando como destino turístico para estrangeiros. O avião era alugado de uma empresa mexicana pela companhia aérea estatal cubana. O voo, identificado como DMJ 0972, teria cerca de uma hora de duração.  A queda ocorreu às 12h08min, hora de Cuba, 13h08min no horário de Brasília.  A Radio Habana Cuba informou que o avião caiu sobre uma estrada que liga Havana a Boyeros, próxima do aeroporto.

Testemunhas nos arredores relataram fumaça espessa na região do aeroporto. Jornalistas da agência de notícias AFP que estavam a cerca de 100 metros do local do acidente afirmam que a aeronave está destruída e em chamas. Segundo os repórteres, ela teria caído sobre uma área agrícola nos arredores do aeroporto.

O presidente da Corporação de Aviação de Cuba, Roberto Peña, anunciou que foram abertas as investigações para determinar a causa do acidente, segundo a Prensa Latina.

Sobreviventes

Até a noite desta sexta, apenas uma das mulheres levadas com vida para o hospital havia sido identificada. Trata-se de Emiley Sánchez de la O, de 39 anos, moradora de Holguín. Ela teve fraturas bilaterais na tíbia e perônio, além de queimaduras em 30% do corpo e traumatismo cranioencefálico.

As outras duas sobreviventes não haviam sido identificadas, mas segundo descrição do Granma, uma tem entre 18 e 25 anos e a outra, cerca de 30.

Novo presidente

O presidente Díaz-Canel ofereceu condolências às famílias das vítimas. “Em nome do governo cubano e do partido, lamentamos o ocorrido e nos juntamos à dor das famílias”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Procurador do Trabalho pede anulação de 850 demissões de montadora em Erechim
Governo divulga nota sobre atuação de oficial de Justiça que interrompeu acendimento da chama crioula no Palácio Piratini
https://www.osul.com.br/aviao-com-104-passageiros-a-bordo-cai-logo-apos-decolar-de-havana-diz-imprensa-cubana/ Mais de cem pessoas morreram após a queda de um avião em Cuba 2018-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar